Brasileiro consome em média 7,3L de agrotóxico

Cada brasileiro consome, em média, 7,3 litros de agrotóxicos por ano.

Não há dúvidas. Estamos diante de uma verdade cientificamente comprovada: os agrotóxicos fazem mal à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

64% dos alimentos estão contaminados por agrotóxicos (Anvisa, 2013)
34.147 notificações de intoxicação por agrotóxico foram registradas de 2007 a 2014 (MS/DataSUS)
288% de aumento do uso de agrotóxicos entre 2000 e 2012 (Sindag)
U$12 bilhões foi o faturamento da indústria de agrotóxicos no Brasil em 2014 (Andef)

Depois de causar grande impacto em 2012, o Dossiê Abrasco sobre Agrotóxicos ganha nova edição. A publicação, com mais de 600 páginas, colorida e ilustrada, inclui a revisão do Dossiê de 2012 e uma quarta parte inédita. Este capítulo, concluído em outubro de 2014, foi dedicado a atualização de acontecimentos marcantes, estudos e decisões políticas, com informações que envolvem os agrotóxicos, as lutas pela redução dessas substâncias e pela superação do modelo de agricultura químico-dependente do agronegócio.

Não é por falta de confirmação dos efeitos nocivos à saúde e ao ambiente que a grave situação de uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil não é revertida. O livro reúne informações de centenas de livros e trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, que revelam evidências científicas e correlação direta entre uso de agrotóxicos e problemas de saúde. Essas informações foram confirmadas por diversas fontes, relatos e denúncias, no Brasil e no exterior.

Acesse Dossiê 2015.

Fonte: Associação Brasileira de Saúde Coletiva, abril 2015.