Reunião define educação ambiental na APA de Santa Rita

Primeira Edição - http://primeiraedicao.com.br - 25/08/2011
Reunida nesta quarta-feira (24) equipe define o formato do trabalho a ser desenvolvido pelas Diretorias de Educação e Pesquisa (Didep) e de Unidades de Conservação (Diruc) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita. Nas atividades previstas, estratégias para divulgar entre os moradores o que é a APA.

A primeira localidade, que servirá como piloto para as demais, será Barra Nova e a previsão é que a atividade aconteça na primeira quinzena de outubro. Direcionada para professores, pescadores e outras lideranças comunitárias, haverá ainda a realização de uma oficina para definição coletiva da logomarca da APA.

Entre os temas a serem abordados estão: Unidades de Conservação; Plano de Manejo, Complexo Estuarino Lagunar Mundaú- Maguaba (CELMM). "O primeiro tema é APA, porque boa parte da população local desconhece que vive em uma área de proteção. Inclusive serão produzidos cartazes explicativos para serem colocados em escolas, bares e outros locais de grande visitação", disse a chefe da APA, Lana Ingrid.

A equipe reunida é formada pelo IMA, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, a partir da coordenação de educação ambiental.

A APA de Santa Rita e Reserva Ecológica do Saco da Pedra compreendo os municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco. As duas Diretorias do IMA pretendem desenvolver atividades conjuntas ainda nas APAs do Catolé e Fernão Velho; Murici; Pratagi; Marituba; e Reserva Ecológica de Roteiro.

APAs em ação
A APA do Catolé e Fernão Velho será a próxima a participar do projeto de educação ambiental, a definição da data deve acontecer nos próximos dias. A APA possui 5.415 hectares e compreende quatro municípios: Maceió, Satuba, Coqueiro seco e Santa Luzia do Norte.

Na APA de Murici a proposta foi bem recebida pela diretoria do Conselho Gestor, durante a quarta reunião ordinária, em São José da Lage. A indicação inicial é para realização na comunidade indígena Wassu Cocal, localizada no município de Joaquim Gomes. A APA de Murici compreende também os municípios de Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Messias, Branquinha e Flexeiras.




http://primeiraedicao.com.br/noticia/2011/08/25/reuniao-define-educacao-ambiental-na-apa-de-santa-rita
UC:APA

Related Protected Areas: