Diário do Jequi - http://www.diariodojequi.com.br - 14/12/2012
O Instituto Chico Mendes está propondo a transformação da Reserva Biológica da Mata Escura em um Parque Nacional. A diferença entre essas duas categorias de unidade de conservação é que além das atividades de Educação Ambiental e Pesquisa Científica, em um Parque Nacional podemos ter também visitação para lazer.
A ICMBIO Mata Escura promeverá uma enquete prévia sobre o nome do futuro Parque Nacional. de acordo a responsável pela REBIO Mata Escura, Márcia Nogueira, informou que três nomes estão na disputa no dia 15 de dezembro . A urna ficará no Mercado Municipal de Jequitinhonha.
"A unidade foi criada em 2003 em meio a conflitos com as comunidades e proprietários da área, mas hoje caminhamos para um acordo para mudança de limites e recategorização, isto é, vamos ser um parque nacional, tendo assim possibilidade de visitação e ampliando as oportunidades de turismo regional.
Teremos uma reunião em Belo Horizonte nesta segunda para continuidade da negociação, mas uma coisa já é certa: seremos Parque Nacional. O presidente do ICMBio sugeriu que o nome do Parque fosse Parque Nacional de Jequitinhonha. Achei por bem fazer um rápido levantamento da opinião da população em Jequitinhonha e neste sábado vamos fazer uma votação sobre os possíveis nomes. Envio cartaz de divulgação em anexo.
Ainda estamos em processo de discussão, e este é mais um passo para divulgar os avanços que estamos tendo no acordo com as comunidades. Porém, sinto falta de maior divulgação dos temas que estamos discutindo. Acho que o assunto ainda está restrito à lideranças de Jequitinhonha e aos órgãos públicos ligados à problemática.
Gostaria muito de contar com apoio do Diário do Jequi para levar mais informação a população tanto de Jequitinhonha, quanto de Almenara. " informou a chefe da REBIO Mata Escura, Márcia Nogueira.
http://www.diariodojequi.com.br/index.php?news=2776
UC:Reserva Biológica
Related Protected Areas:
- UC Mata Escura
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.