ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 02/10/2014
O Parque Nacional de Brasília e a Reserva Biológica Contagem (DF) realizaram na manhã desta quinta-feira (02) uma reunião de posse conjunta dos seus Conselhos Consultivos. O evento aconteceu no Centro de Visitantes do Parque.
A proposta é que esse encontro construa um diálogo entre as duas Unidades de Conservação (UC), contribuindo para a implementação de novas ações em prol da biodiversidade. "Pretendemos estabelecer um padrão de funcionamento homogêneo dos dois conselhos, padronizando os entendimentos", afirmou o chefe do Parque Nacional de Brasília, Paulo Carneiro.
O Conselho Consultivo é um dos principais instrumentos de relacionamento entre as UCs e a população. Estão entre as competências do Conselho elaborar o seu regimento interno, acompanhar a elaboração, implementação e revisão do Plano de Manejo da UC, garantindo seu caráter participativo, e buscar a integração da UC com as demais áreas protegidas.
A coordenadora substituta de gestão participativa do ICMBio, Cristiane Figueiredo, esteve presente na reunião e fez uma apresentação sobre as funções que competem aos conselheiros e a importância da atuação da sociedade na gestão participativa, aliando os conhecimentos de comunidades locais aos conhecimentos científicos. "Os conselhos das nossas Unidades são uma maneira de chamar as pessoas para conversar sobre todas as questões, levando informação e discutindo problemas e boas ações", informou Cristiane.
Assinaram o termo de posse representantes do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Departamento de Polícia Ambiental, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília e Fundação Pró-Natureza.
http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4994-unidades-de-conservacao-do-df-realizam-posse-conjunta-de-conselheiros.html
UC:Geral
Related Protected Areas:
- UC Brasília (PARNA)
- UC Contagem
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.