G1 - http://g1.globo.com - 22/04/2016
Um grupo de cerca de 200 pessoas está acampado no Parque Estadual de Palmas, no sul do Paraná. A área de 10 hectares de mata nativa de araucária, de um total de 200 hectares, foi ocupada na quarta-feira (20) pelos indígenas que prometem não deixar o local.
O cacique João Santos disse que decidiram ocupar a área porque na aldeia Ângelo Cretã, que também fica em Palmas, falta espaço e estrutura para abrigar todos. Eles reclamam também que não há acesso de calçamento até a aldeia - o que dificulta a instalação de uma linha de transporte público, afetando principalmente as crianças em idade de estudar - e do atendimento de saúde, considerado precário.
Santos explicou que esperam a visita de uma antropóloga da Fundação Nacional do Índio (Funai) para repassar as reivindicações da aldeia. Eles exigem também a criação de uma nova aldeia com a demarcação de toda a área, a qual prometem preservar, já que, segundo eles, estaria abandonada pelo governo do estado.
O G1 tentou contato com representantes da Funai no Paraná, mas em função do recesso do feriado de Tiradentes, ninguém foi encontrado para comentar o caso.
http://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2016/04/indios-caingangue-ocupam-area-do-parque-estadual-de-palmas-no-parana.html
PIB:Sul
Related Protected Areas:
- UC Palmas
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.