Onças-pardas jovens são flagradas no Parque Nacional da Serra do Itajaí; vídeo
21/08/2018 11h28
Por G1 SC
Conforme pesquisadora, animais jovens não eram vistos nos últimos 10 anos na região.
Imagens mostram onças pardas no Parque Nacional da Serra do Itajaí
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/videos/v/imagens-mostram-oncas-pardas-no-parque-nacional-da-serra-do-itajai/6958709/
Duas onças-pardas jovens e uma fêmea adulta foram flagradas por câmeras de seguranças do projeto Carnívoros no Parque Nacional da Serra do Itajaí. O Instituto Caeté-Açu, que pesquisa os animais da região, comemora o aparecimento dos animais jovens, fato raro nos últimos 10 anos. As imagens foram registradas em 4 de agosto e divulgadas na segunda-feira (20).
Nesta semana, um vídeo publicado na internet mostrou um caçador suspeito de matar duas onças exibindo a cabeça de um filhote da espécie. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os caçadores teriam alegado que o vídeo é antigo. Cada um deles vai pagar R$ 743 mil de multa pela morte das duas onças, ocorrida em uma área de floresta de Mata Atlântica em Santa Catarina.
Monitoramento
A pesquisadora Cintia Gisele Gruener, do Instituto Caeté-Açu, reforça que é uma vitória o aparecimento de novos animais. "Obviamente o aparecimento desses jovens, desses indivíduos jovens, nos traz muitas esperanças de um aumento da população, nós estamos lutando desde o início do projeto, praticamente há 10 anos", disse.
Segundo ela, as duas onças-pardas jovens têm em torno de um ano e meio, estão saudáveis e fortes. Na mesma semana, também foi registrado o aparecimento de dois machos na região, um já monitorado pelo instituto via satélite e outro ainda não cadastrado.
"O local exato [onde os animais foram encontrados] não divulgamos justamente pelo fato de como o que aconteceu em Agrolândia, aquele absurdo, infelizmente os caçadores estão sempre de plantão", disse Gruner.
Em 2010, conforme o instituto, o Parque Nacional da Serra do Itajaí tinha quatro onças-pardas, um dos menores índices por metro quadrado dos animais em região de Mata Atlântica. Não há dados atuais sobre a população.
"Nós ainda temos muitas florestas na região, mas infelizmente as nossas florestas estão ficando vazias por conta da caça. Essa é a nossa realidade do Vale do Itajaí", completa a pesquisadora.
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2018/08/21/oncas-pardas-jovens-sao-flagradas-no-parque-nacional-da-serra-do-itajai-video.ghtml
Biodiversidade:Fauna
Related Protected Areas:
- UC Serra do Itajaí
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.