Pará: iniciativa oferece atendimento médico a indígenas e ribeirinhos

Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio - 21/10/2021
Pará: iniciativa oferece atendimento médico a indígenas e ribeirinhos

Indígenas e ribeirinhos contam com acesso à saúde sem sair de suas comunidades. A iniciativa atende nesta primeira etapa cerca de 500 indígenas e 1000 ribeirinhos que moram na região das Reservas Extrativistas Rio Iriri, Rio Xingu e Riozinho do Anfrísio, em Altamira, no Pará.

Hoje, essas comunidades já contam com postos de saúde e pontos de internet. De acordo com Marcelo Salazar, um dos coordenadores do projeto ligado à ONG Saúde em Harmonia, a instalação desses pontos foi fundamental para a comunicação entre os profissionais de medicina e os pacientes.

Marcelo Salazar explica ainda que a ideia de atender a população por meio da telemedicina ganhou força após o início da pandemia. Permite que indígenas e os ribeirinhos evitem se deslocar das comunidades.

A iniciativa é uma parceria entre associações de moradores das Reservas da Terra do Meio, Instituto Sócio-Ambiental, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará e a organização norte-americana Saúde em Harmonia.


https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2021-10/para-iniciativa-oferece-atendimento-medico-indigenas-e-ribeirinhos
Populações Tradicionais

Related Protected Areas:

  • UC Riozinho do Anfrísio
  • UC Rio Iriri
  • UC Rio Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.