Campeã de desmate em 2022, TI Apyterewa registra queda de 98 por cento em destruição florestal

Pará Terra Boa - https://www.paraterraboa.com/meio-ambiente - 09/08/2023
Campeã de desmate em 2022, TI Apyterewa registra queda de 98% em destruição florestal

A Terra Indígena Apyterewa, no Pará, que teve a maior taxa de desmatamento em 2022, registrou uma queda de 98% no desflorestamento no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esses dados foram monitorados pelo Instituto Socioambiental (ISA).

Outras três terras indígenas da bacia do Xingu, que historicamente também sofreram com altos índices de desmatamento, também apresentaram reduções significativas: Cachoeira Seca (98%), Trincheira Bacajá (98%) e Ituna Itatá (99%), de acordo com o g1.

Essas informações foram obtidas através do sistema de monitoramento por satélite SIRAD X. O Sistema usa radares de satélites para rastrear alterações na vegetação nativa da Bacia do Rio Xingu.

De maneira geral, o desmatamento na região do Xingu teve uma queda de 52% no primeiro semestre de 2023 em comparação com o ano anterior. Isso interrompe uma tendência de aumento dos índices de desmatamento nos últimos cinco anos, período em que a bacia perdeu uma área de floresta equivalente a sete cidades do Rio de Janeiro.

Segundo o Ibama, operação realizada pelo órgão em maio na Terra Indígena Apyterewa, com o objetivo de conter danos ambientais em 30 áreas sob alerta de desmatamento ilegal desmobilizou mais de 20 acampamentos e estruturas de apoio usados pelos criminosos.

A equipe de fiscalização apontava, na época, a grilagem de terras, a consolidação da pecuária bovina clandestina e o garimpo ilegal como principais motivos da invasão na TI. A estimativa era que mais de 60 mil cabeças de gado estariam sendo criadas ilegalmente na área.

Por isso, apesar dessas quedas no desmatamento, o Instituto Socioambiental alerta que a atividade de garimpo continua ativa e crítica na região, com identificação de novas áreas de exploração.
Unidades de Conservação

De acordo com os dados do SIRAD X, nas Unidades de Conservação (UCs), o desmatamento também teve uma redução significativa, passando de 34,9 mil hectares entre janeiro e junho de 2022 para 4,9 mil no mesmo período deste ano.

As UCs Floresta Estadual do Iriri e Floresta Nacional de Altamira, ambas no Pará, apresentaram reduções notáveis no desmatamento, chegando a 99%.

https://www.paraterraboa.com/meio-ambiente/campea-de-desmate-em-2022-ti-apyterewa-registra-queda-de-98-em-destruicao-florestal/
Bacia do Xingu

Related Protected Areas:

  • UC Altamira
  • TI Apyterewa
  • TI Cachoeira Seca
  • TI Trincheira/Bacajá
  • UC Iriri
  • TI Ituna/Itatá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.