Termina nesta sexta-feira (12), em São Raimundo Nonato, no Piauí, o encontro para discutir a criação do Corredor Ecológico das Onças. Desde o início da semana, técnicos do ICMBio e conservacionistas fazem a apresentação de estudos geográficos e biológicos sobre a região compreendida entre o centro do Estado da Bahia e o centro-meridional do Piauí, que vai abrigar o corredor.
Técnicos do Instituto Chico Mendes participam do evento, que faz parte das atividades do Grupo de Trabalho (GT) criado por portaria do Ministério do Meio Ambiente (no 72, de 23 de abril de 2007) para encaminhar a demarcação dos limites da área do futuro corredor.
O objetivo do corredor ecológico é interligar várias áreas importantes da caatinga que ainda permanecem isoladas entre si, o que impede a troca de material genético entre flora e fauna locais, além da circulação de animais, como é o caso da onça-pintada, que empresta seu nome ao corredor.
Os estudos envolvem áreas entre unidades de conservação federais e estaduais importantes, desde o Parque Nacional da Chapada Diamantina, no centro da Bahia, até o Parque Nacional da Serra das Confusões, no Sul do Piauí.
Estão contemplados, ainda, o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), o Parque Estadual do Morro do Chapéu (BA), as Apas (áreas de proteção ambiental) Dunas, Veredas do Baixo e Médio São Francisco, a Lagoa de Itaparica, a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Serra do Orobó, entre outras.
O relatório final do desse evento será encaminhado e discutido em um seminário que está marcado para os dias 18 a 21 de novembro. Daí sairá a proposta definitiva a ser encaminhada ao Ministério do Meio Ambiente para publicação no Diário Oficial.
UC:Geral
Related Protected Areas: