Flona do Bom Futuro inicia o Plano de Manejo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 01/06/2018
Flona do Bom Futuro inicia o Plano de Manejo
Unidade promoveu a primeira oficina com equipe interdisciplinar.

ICMBio
Publicado: Sexta, 01 de Junho de 2018, 15h09


Localizada em Porto Velho (RO), a Floresta Nacional do Bom Futuro realizou a sua primeira oficina para elaborar o plano de manejo da unidade. Utilizando-se a nova metodologia para a confecção de Planos de Manejo adotada pela ICMBio, a oficina contou com a participação de uma equipe interdisciplinar, formada por técnicos e pessoas conhecedoras da unidade de conservação, bem como, da região onde ela está inserida. A soma dos conhecimentos e contribuições subsidiou está etapa participativa na elaboração do plano.

Ronilson Vasconcelos, analista ambiental e atual chefe da Flona, ressalta que é uma vitória e um marco para o ICMBio e para a área ambiental a construção do Plano de Manejo da Flona do Bom Futuro. "Com o apoio irrestrito da equipe do ICMBio está sendo possível a concretização desta importante ferramenta", salienta, contando que vem trabalhando na aproximação da unidade com a população do entorno.

Após quase 30 anos da criação da Floresta Nacional do Bom Futuro e com o apoio do Projeto Gestão Florestal para a Produção Sustentável, uma realização do Governo Brasileiro por incumbência do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e intermédio do SFB e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, está sendo possível iniciar os tramites para a confecção do Plano de Manejo da Flona.

Melhorias na UC
Além de todo o apoio para o Plano de Manejo, o financiamento do Projeto Gestão Florestal KFW/ICMBio tem também rendido bons frutos para melhorias na unidade. O chefe da UC destaca a construção de um viveiro sazonal, recuperação de mais de 200 hectares de áreas degradadas, formação do Conselho Consultivo da UC, Brigada de Combate a Incêndios Florestais composta por indígenas da tribo Karitiana, aquisição de equipamentos, Plano de Manejo e Inventário Florestal da Flona. "Esperamos que ainda nesse ano de 2018 possamos começar os trabalhos de demarcação e sinalização da UC, recuperação de mais 325 hectares de áreas degradadas e a construção de uma mini escola de marcenaria na Base da Unidade que servira para a capacitação de jovens do entorno da UC.

SNUC
Conforme com a Lei 9.985/2000, do Sistema Nacional de Unidade de Conservação da natureza (SNUC), o Plano de Manejo é um documento técnico, no qual estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da UC. O plano de manejo é uma ferramenta que serve para decisão de manejo e planejamento de UC. No Plano está descrito a missão da UC, com seus propósitos e suas significâncias, seus recursos, os seus valores fundamentais para interpretação ambiental.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9667-flona-do-bom-futuro-inicia-o-plano-de-manejo
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Bom Futuro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.