Parque Nacional da Serra da Capivara receberá R$ 900 mil

Governo do Estado do Piauí - http://www.piaui.pi.gov.br/ - 24/08/2016
Acordo foi realizado em reunião do governador Wellington Dias junto ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, em Brasília.


Cumprindo agenda administrativa em Brasília, nesta terça-feira (23), o governador Wellington Dias se reuniu, juntamente com a vice-governadora do Estado, Margarete Coelho, com o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. O encontro firma uma parceria entre Governo do Estado e União para gerenciar e financiar as atividades do Parque Nacional da Serra da Capivara. Até o final do ano, cerca de R$ 900 mil serão aplicados de maneira emergencial.

Berço do homem americano e lar de alguns dos mais importantes registros do homem pré-histórico, o parque da Serra da Capivara receberá um pacote de medidas emergenciais para a sua manutenção. O Ministério do Meio Ambiente, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realizará aplicação dos recursos necessários, para que, através de um convênio entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Museu do Homem Americano (Fundham) as atividades do parque sejam restabelecidas.

"Ficamos acertados de que haverá uma gestão do Ministério, através do ICMBio e do Iphan, e do Estado, além da Fundham, o que vai permitir termos as condições para a criação de um fundo que garantirá a segurança permanente para a gestão e funcionamento do parque. Podendo haver a captação de recursos de outras fontes", destaca Wellington Dias.

A previsão para aplicação deste aporte financeiro é imediata. O objetivo é trabalhar o planejamento emergencial a partir deste mês, em uma perspectiva de que uma solução definitiva seja efetivada até o final do ano. "Há um Plano emergencial, a partir de agora, e um plano permanente, menos burocrático, no repasse dos valores. Até o fim do ano 900 mil para despesas por meio de parceria estado e união", conclui Dias.



http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/id/27196
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.