A obra de cercamento do Parque Estadual (Parest) Sumaúma, única Unidade de Conservação estadual na área urbana de Manaus, iniciou no último dia 22 de março. A secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Nádia Ferreira, assinou a ordem de serviço que autoriza a Construtora Progresso, vencedora da Licitação 138/2012, a começar as atividades. O perímetro total do cercamento do Parest Sumaúma é de 5.229,06 metros.
"O Governo do Amazonas cumpre mais uma vez um compromisso junto à sociedade em fazer a cerca do Parque Sumauma. Era um compromisso nosso com a comunidade local por meio do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (Iecam), grande parceiro desse parque. É uma obra de cerca de R$ 1,5 milhão, que em quatro meses estará finalizada. Trata-se do único parque estadual numa área urbana, em um bairro populoso como a Cidade Nova. Firmar esse compromisso significa garantir a proteção dessa área tão nobre na cidade de Manaus", ressaltou Nádia Ferreira.
A comunidade também se mostrou satisfeita com o início dos trabalhos. "Há dez anos nos mobilizamos para que o governo fizesse esse reconhecimento que instituísse o parque estabelecendo uma lei que o reconhecesse como uma área protegida. Nós estamos felizes pelo fato das nossas reivindicações mais antigas estarem sendo atendidas. A falta da cerca tornava muito vulnerável a área interna. O Iecam sempre buscou ser o cogestor, e estar lado a lado com o poder público enquanto sociedade civil", declarou Augusto Leite, presidente do Iecam.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), vai dar início à obra de cercamento do Parque Estadual Parest) Sumaúma, única Unidade de Conservação estadual na área urbana de Manaus, localizada no bairro Cidade Nova, zona norte. Na tarde da última segunda-feira foi assinado o contrato entre a SDS e a Construtora Progresso, vencedora da Licitação 138/2012, o que garante o início das obras no próximo dia 18 deste mês, com um prazo de quatro meses para ser finalizada.
A coordenadora do Centro Estadual de Unidades de Conservação, Therezinha Fraxe, também presente no momento da emissão da ordem de serviço, ressaltou o objetivo do parque. "É uma proteção diferenciada, no sentido de mantermos o objetivo para o qual o parque surgiu, que é interagir com a população de entorno, mas também manter os animais e a flora do parque", disse ela.
Área do cercamento
O perímetro total do cercamento do Parest Sumaúma é de 5.229,06 metros. As áreas que fazem limites para as ruas do bairro Cidade Nova serão construídas em muro e gradil, (perfazendo 1.457,74 m); As demais áreas, que fazem limites com os quintais dos moradores do entorno, serão construídas em tela e mourões de concreto (2.963,32 m). Em algumas áreas não há necessidade de construção da cerca, pois serão aproveitados muros altos de residências e empresas (808,00 m).
O valor do investimento será de R$ 1.497.717,28 provenientes de compensação ambiental.
http://www.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/parque-sumauma-sera-cercado-pela-secretaria-de-desenvovimento-sustentavel/83338
UC:Parque
Related Protected Areas:
- UC Sumaúma
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.