D24am - http://www.d24am.com/ - 22/04/2015
Grupo afirma que obra da Avenida das Flores está prejudicando a natureza do Parque Estadual Sumaúma e ameaçando nascente de igarapé
Moradores do bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, protestaram, na tarde desta quarta-feira (22), na Rua Timbiras, contra impactos provocados pela obra da Avenida das Flores ao Parque Estadual Sumaúma. Eles afirmam que os trabalhos no local estão ameaçando nascente de igarapé, madeiras de lei e colocando animais em extinção.
De acordo com o aposentado Augusto Leite, 67, é necessário fazer um resgate dos animais da área para preservá-los. "O saium-de-coleira está em extinção. Eles não estão tendo cuidado nenhum", alegou.
Segundo a gestora ambiental Nilza Brasil, 64, há canos de esgoto sendo despejados dentro do Parque Sumaúma, o que está comprometendo a nascente do Igarapé do Goiabinha, afluente do Igarapé do Mindu. "Estão retirando barro do local e depositando próximo à cerca do parque, que fica perto da nascente do igarapé", disse.
Membros do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) estiveram no local para atender os manifestantes. Procurado pela reportagem para responder sobre as questões relativas ao protesto, o setor de comunicação da Seinfra não enviou as respostas até o fechamento da matéria.
http://new.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/protesto-alerta-para-impacto-ambiental-obra-flores-parque-sumauma/132737
Recursos Hídricos:Poluição
Related Protected Areas:
- UC Sumaúma
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.