Portal do Governo do Estado de São Paulo - http://www.saopaulo.sp.gov.br/ - 30/04/2015
Administrados pela Fundação Florestal, as Unidades de Conservação contam com trilhas e passeios variados
A Fundação Florestal (Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo) é responsável pela preservação da Mata Atlântica, remanescente nas quatro cidades do Litoral Norte e em diversas regiões, por meio de Unidades de Conservação. Para visitar as unidades e realizar as atividades oferecidas por elas, é necessário fazer agendamento prévio, além de consultar os valores cobrados por estes roteiros.
Nas trilhas, é obrigatório o uso de tênis e calça comprida e itens como repelente, protetor solar, óculos de sol e capa de chuva são fundamentais para uma visita agradável aos parques. Confira alguns roteiros e as formas de contato em cada unidade.
Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) - Núcleo Caraguatatuba
Composto por diversas trilhas, entre elas a Trilha Noturna, o turista pode avistar espécies de animais de hábito noturno, entre elas, os cogumelos bioluminescentes. Outro destaque é a Trilha do Jequitibá, onde está situado o Circuito de Observação de Aves, com comedouros e condições ideais para avistar diversas espécies, como tiê-sangue, saíras, sabiás e outros.
Rua do Horto Florestal, 1200, Bairro Rio do Ouro. Para mais informações, ligue: (12) 3882-5999, das 14h às 17h, acesse o site (http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-caraguatatuba/), ou mande um e-mail para: nucleocaragua@hotmail.com.br. As visitas precisam ser agendadas e os ingressos custam R$ 12,00 por pessoa. Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento.
PESM - Núcleo Picinguaba
O Centro Cambucá de Observação de Aves é um dos atrativos no Núcleo Picinguaba. O espaço tem um grande lago, onde são avistadas e registradas as paradas de aves migratórias. Além de diversas trilhas, o Núcleo reserva ainda uma visita pela Comunidade Tradicional Quilombola da Fazenda, onde os turistas poderão visitar a Agrofloresta, Casa de Farinha, Roda de Conversa com moradores antigos, apresentação musical "Tambores da Fazenda" e visita à cachoeira. É possível também agendar um almoço tradicional na comunidade.
Rodovia BR-101, km 08. As trilhas necessitam de agendamento prévio, pelo email agendamento.picinguaba@gmail.com, ou pelo telefone (12) 9707-2426. Para mais informações, ligue (12) 3832-1397, ou acesse o site (http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-picinguaba/).
Parque Estadual da Ilhabela
No Parque Estadual da Ilhabela, um dos roteiros mais procurados é a Trilha do Pico do Baepi. O local é procurado por ecoturistas que gostam de caminhadas mais desafiadoras. Seu principal atrativo, além da Mata Atlântica preservada, são os mirantes, que proporcionam vistas panorâmicas com paisagens incríveis. Outro passeio muito procurado é o da Estrada Parque de Castelhanos. Com uma extensão de 17 km, a estrada liga a zona urbana de Ilhabela com a comunidade da Praia dos Castelhanos. Ela pode ser feita a pé, de bicicleta, a cavalo ou em veículo.
Parque Estadual Ilhabela: A entrada é gratuita, porém a maioria das trilhas depende de contratação de guias. Preços sob consulta diretamente nas unidades de conservação. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (12) 3896-2585, (12) 3896-1646, ou acesse o site (http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-ilhabela/).
Parque Estadual do Rio Turvo - Núcleo Capelinha
No Núcleo Capelinha, os visitantes poderão conhecer a Trilha da Cachoeira, que tem como principais atrativos, a contemplação das serras e mirantes em seu percurso, além da própria cachoeira. Outro atrativo é a Trilha das Andorinhas, onde os visitantes poderão passear por um rio encachoeirado.
Núcleo Capelinha: Rodovia Régis Bittencourt, km 511/Sul Bo Capelinha, Cajati/SP. Para informações, ligue para (13) 3821-1480, (13) 3821-5030 e (13) 3855-7137, escreva para o email: pe.rioturvo@fflorestal.sp.gov.br. A entrada é gratuita.
Parque Estadual Carlos Botelho
Os visitantes do Parque Estadual Carlos Botelho poderão desfrutar de diversas trilhas, entre elas, a Trilha da Represa/Fornos, uma fazenda de imigrantes na década de 40. A trilha tem como principais atrativos os fornos de carvão da década de 40 e a represa. Além das trilhas, a sede dispõe de Centro de Exposição Temático, Mini Museu de Zoologia e Trilha das Bromélias adaptada para Portadores de Necessidades Especiais ou com mobilidade reduzida.
Parque Estadual Carlos Botelho: O ingresso é de R$ 6,00 e o valor das trilhas é variado, devendo ser consultado previamente. Há necessidade de agendamento prévio, com pelo menos 5 dias de antecedência. Para mais informações, entre em contato com o Setor de Agendamento e Informações, das 8h as 16h, pelo telefone (15) 3379-1477, pelo email pe.carlosbotelho@fflorestal.sp.gov.br, ou acesse o site (http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-carlos-botelho/).
Para saber sobre todos os Parques do Estado basta acessar o site da Fundação Florestal (http://fflorestal.sp.gov.br/unidades-de-conservacao/parques-estaduais/parques-estaduais/). Para encontrar informações sobre trilhas, atrativos e equipamentos turísticos, mapas interativos, fotos e vídeos, além de informações sobre as regiões de entorno dos parques, basta acessar o aplicativo que promete facilitar a vida do visitante. Desenvolvido para smartphones e tablets (sistemas Android e iOS), o aplicativo Parques SP contém guia virtual sobre os parques estaduais (http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php?id=240508&c=6).
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php?id=240579
Turismo Ambiental
Related Protected Areas:
- UC Serra do Mar (PES)
- UC Ilhabela
- UC Carlos Botelho
- UC Rio Turvo
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.