Pelo menos 30 homens ficarão responsáveis pela preservação do parque e pela segurança 24 horas, além de realizarem projetos de educação ambiental e outras ações sociais
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas inaugurou na manhã desta sexta-feira (10) uma base do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA) no Parque Estadual Sumaúma, na Zona Norte de Manaus.
Pelo menos 30 homens do batalhão deverão ficar com a responsabilidade de trabalhar pela preservação e pela segurança do parque durante 24 horas, segundo informou comandante geral do Corpo de Bombeiro, coronel Fernando Sérgio Luz, durante a cerimônia de lançamento da base. A ação reforça parceria entre bombeiros e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
"Esperamos corresponder por todas as expectativas que a sociedade e o poder público têm nos destinado. O bombeiro é fundamental na sociedade. Não estamos para trabalhar só no combate do fogo, mas sim na preservação do meio ambiente e é uma honra realizarmos esta parceria", disse.
Conforme o comandante, além da segurança e a preservação do parque os bombeiros irão realizar no parque projetos destinados a sociedade em geral, com trabalho de educação ambiental e outras ações destinadas ao convívio social.
O secretário da Sema, Antônio Stroski, agradeceu pela parceria dos bombeiros e solicitou que a sociedade também possa trabalhar na melhoria do parque e do meio ambiente no geral.
"É a população que ganha um novo espaço. Tenho certeza que essa parceria entre os bombeiros dará muitos frutos principalmente da educação ambiental. Vale lembrar que neste ano estamos nos articulando desde o início até para combatermos os focos de queimadas e vamos mais a fundo na preservação do meio ambiente", comentou.
Após o pronunciamento, o comandante do Corpo de Bombeiros e o titular da Sema assinaram o termo de cooperação para o desenvolvimento e a gestão do parque.
http://www.acritica.com/channels/governo/news/bombeiros-inauguram-base-para-combater-incendios-no-parque-estadual-sumauma
Amazônia:Queimadas
Related Protected Areas:
- UC Sumaúma
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.