ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 12/08/2016
A gestão integrada do parque e da APA em Minas mantém 36 brigadistas, divididos em três pontos estratégicos. No início deste mês, foram concluídos os aceiros (faixa de proteção)
A gestão integrada do Parque Nacional do Cipó e da APA do Morro da Pedreira, em Minas, já realizou todas as ações do planejamento de 2016 para a prevenção contra os incêndios florestais que ameaçam as unidades de conservação (UCs) neste período mais seco do ano.
Os 36 brigadistas contratados pelo parque foram divididos em três grupos - um para a Serra do Cipó, um para a Serra dos Alves e outro para Altamira. As ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF) foram concluídas no início deste mês, com cinco intervenções com o uso do fogo, em áreas estratégicas do parque para se prevenir da ameaça de grandes incêndios.
Faixas de proteção (aceiros) foram abertas em torno de matas ciliares na Vargem do Retiro e próximo à Cachoeira da Farofa. Outros aceiros foram feitos para proteger a área de concentração das canelas-de-emas gigantes, situada na região do Alto Palácio, bem como para proteger as edificações administrativas do parque.
Um acidente na realização do aceiro das Canelas de Ema Gigantes, no dia 2 de agosto, com o fogo saltando para a vegetação de campos do entorno, provocou um enorme susto na equipe responsável. O incêndio foi controlado no mesmo dia pelos brigadistas, com o apoio do helicóptero da Corpaer da Polícia Militar de Minas.
O acidente chamou a atenção para a necessidade de maior rigor nos procedimentos e controle na queima prescrita e acabou realçando a sua importância, uma vez que o seu objetivo foi cumprido, com a efetiva proteção das canelas-de-ema da ameaça do fogo.
http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8080-serra-do-cipo-e-pedreira-se-previvem-contra-o-fogo
UC:Geral
Related Protected Areas:
- UC Morro da Pedreira
- UC Serra do Cipó
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.