Queimadas ocorrem horas após outro incêndio ser controlado no mesmo local. Na quarta, helicóptero ajudou a apagar as chamas.
Novos focos de incêndio atingiam a área de mata do Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, nesta quinta-feira (14). As queimadas ocorrem horas após os bombeiros controlarem outro incêndio no mesmo local.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da brigada de incêndio do parque combatiam o fogo, que aparentemente havia atingido uma área menor que a queimada do dia anterior.
Neste ano, o Corpo de Bombeiros já registrou 19.839 casos de incêndio em vegetação em todo estado. Só nos primeiros dias de setembro foram 943 focos - o número é bem maior do que o aferido no mesmo período do ano passado, quando foram calculados 129 incêndios. Nesta quarta, os bombeiros receberam 322 chamados para combater fogo na região metropolitana da capital.
O Parque do Juquery fica entre Franco da Rocha e Caieiras e guarda um tesouro natural: tudo o que sobrou da área de cerrado na região metropolitana está lá, em 2 mil hectares.
Em nota, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, os novos focos surgiram pouco antes do meio-dia. A pasta estima que os dois incêndios tenham "queimado mais de 100 hectares".
Incêndio na quarta
Os bombeiros tiveram muito trabalho para apagar o grande incêndio ocorrido na quarta (13). Além das equipes de solo, o helicóptero Águia, da Polícia Militar, ajudou a apagar as chamas.
A aeronave recolhia água de uma piscina em um parque municipal que fica perto de lá para jogar no fogo (assista ao vídeo abaixo). Após cerca de 12 horas de trabalho dos bombeiros, o fogo foi extinto.
https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/pelo-segundo-dia-seguido-bombeiros-combatem-fogo-em-mata-em-parque-de-sp.ghtml
UC:Parque
Related Protected Areas:
- UC Juquery
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.