G1 - http://g1.globo.com/ - 23/09/2017
Pescadores foram notificados; área é protegida e pesca de grande porte é proibida.
Pescadores que exerciam a atividade sem licença dentro da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio, foram notificados nesta sexta-feira (22). A ação realizada pela Guarda Ambiental Marítima e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio) tem o objetivo de coibir a pesca irregular.
Somente 1.500 pescadores são cadastrados e têm autorização para atuar na reserva. De acordo com a Prefeitura, pouco mais de 200 ainda pescam com canoas em quatro praias: a Grande, Prainha, do Pontal e dos Anjos, incluindo saídas para as ilhas do Farol e Marmutá.
De acordo com Mauro César Gonçalves, Coordenador da Guarda Ambiental Marítima, existe uma área delimitada para pesca artesanal, aquela em que os pescadores cercam a rede em direção a areia da praia. Dentro desse limite, a pesca de grande porte não pode ser praticada.
"Os pescadores reclamam frequentemente sobre a invasão de embarcações maiores, por isso, estamos intensificando a fiscalização na Reserva de Arraial do Cabo", afirmou o Coordenador.
Os pescadores que estavam no barco e na traineira abordados nesta sexta tiveram que prestar esclarecimentos aos órgãos ambientais. De acordo com o município, eles têm autorização para trabalhar somente em alto mar.
https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/fiscalizacao-flagra-pesca-irregular-na-reserva-extrativista-marinha-de-arraial-do-cabo-no-rj.ghtml
UC:Reserva Extrativista
Related Protected Areas:
- UC Marinha do Arraial do Cabo
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.