Governo discute ações estratégicas para o Parque Estadual do Mirador - Maranhão
Agência de Notícias do Maranhão
8 de Março de 2018 - Maranhão
O Governo do Estado está trabalhando e realizando estudos com o objetivo de proteger o Parque Estadual de Mirador. O assunto foi tema de reunião, na quarta-feira (7), em São Luís, entre o governador Flávio Dino com gestores e técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e outros órgãos e entidades.
O objetivo do Governo do Estado é aprimorar a gestão do parque promovendo o aumento da conservação da biodiversidade. Tem como meta, também, melhorar o manejo dos recursos ambientais e naturais do bioma Cerrado, por meio do apoio a políticas e práticas apropriadas.
"Estamos realizando muitas ações dentro do Parque, incluindo fiscalização, monitoramento, educação ambiental e o Programa Maranhão Verde. Todas essas ações são importantes para conservar os recursos ambientais existentes na Unidade de Conservação", explicou a superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da SEMA, Janaina Dantas.
Também estiveram presentes na reunião o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela; representantes das Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP), Agricultura Familiar (SAF), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema) e do Sindicato de Agricultores e Agricultoras de São Raimundo das Mangabeiras.
Instituído em 1980, o Parque Estadual do Mirador, localizado no município de Mirador, fica próximo às nascentes dos rios Alpercatas e Itapecuru. Abrange cerca de 60% da área do município. Apresenta vegetação, sobretudo de cerrado, e a fauna é variada com espécies como urubu-rei, tatu-canastra e cachorro-do-mato-vinagre. É também habitat do gato-palheiro, espécie que corre risco de extinção.
http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/governo-discute-acoes-estrategicas-para-o-parque-estadual-do-mirador
UC:Parque
Related Protected Areas:
- UC Mirador
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.