ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 30/10/2018
Parque Monte Roraima revitaliza trilhas
30 de Outubro de 2018, 15h12
A ação foi baseada no Manual de Sinalização de Trilhas do ICMBio, que padroniza a sinalização das unidades de conservação do Brasil.
A equipe de Uso Público e Negócios do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio de Roraima deu início à primeira etapa da revitalização das trilhas do Parque Monte Roraima durante a Expedição ao Monte, no período de 10 a 20 de outubro de 2018.
Essa ação foi baseada no Manual de Sinalização de Trilhas do ICMBio, que padroniza a sinalização das unidades de conservação do Brasil. Foi feito um molde com o formato da bota e dentro a logo do parque, sendo pintada sobre a superfície rochosa ao longo da trilha, de forma a garantir uma melhor visibilidade do caminho a ser percorrido pelo turista ou guia.
A ideia foi sinalizar a trilha principal na cor amarela (conforme orientação do manual) que inicia-se no Vale dos Cristais, passa pelas proximidades do marco da tríplice fronteira entre Brasil/Venezuela/Guiana e finaliza na Gruta do Coati, que é o local onde os turistas acampam para pernoite, funcionando como uma espécie de "hotel" em cima do platô.
Nas próximas expedições pretende-se estender a sinalização para as trilhas secundárias com as cores verde, vermelho, azul e laranja, indicando os atrativos da parte do Brasil, como o Mirante do Cotingo, Mirante Sunrise, Mirante da Pedra do Gavião (BV1 - Marco Brasil/Venezuela1) e Mirante do Roraiminha (BG1 - Marco Brasil/Guiana1). Com o intuito de ordenar a visitação e minimizar os impactos decorrentes, serão implementadas obras de arte, como instalação de passarelas suspensas em alguns pontos para evitar o pisoteio e manter a vegetação intacta.
http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10045-parque-monte-roraima-revitaliza-trilhas
Turismo Ambiental
Related Protected Areas:
- UC Monte Roraima
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.