Botos vermelhos são capturados no Amazonas para análise de evolução genética e comportamental

G1 - http://g1.globo.com/ - 09/04/2019
Botos vermelhos são capturados no Amazonas para análise de evolução genética e comportamental
Animais são capturados para coleta de material biológico e marcação de monitoramento. A atividade faz parte das ações do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia.
Por G1 AM

09/04/2019 08h15

Doze botos vermelhos foram capturados por pesquisadores do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia para marcação e coleta de material biológico. O animais vivem no lago de Balbina, próximo ao município de Presidente Figueiredo, a 130 quilômetros da capital do Amazonas. A ação busca verificar o estado de saúde dos animais.

De acordo com os pesquisadores somente com a coleta do material biológico é possível saber se os botos evoluíram do ponto de vista genético e de comportamento.

"Essa região do reservatório de Balbina tem uma população de botos que foi isolada dos demais animais desde que a barragem foi construída, e por isso a captura é de extrema importância para as pesquisas", explica a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), Vera da Silva.

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, é executado pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e tem como principal parceiro o Inpa.

Captura ajuda nas pesquisas para conservação
A primeira expedição científica para capturar os botos da Amazônia, ocorreu em 1994, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM). A viagem buscou conhecer mais os golfinhos da Amazônia.

Na ocasião, nove botos-vermelhos foram marcados, medidos e pesados. Foi coletado material biológico para diferentes tipos de análises, essencias para se conhecer a biologia da espécie.

"Desde então, todo ano a atividade acontece e toda a equipe do Projeto, entre pesquisadores, estudantes e pescadores, mobiliza-se para realizar a atividade", disse a pesquisadora do Inpa sobre o Projeto Boto que é realizado na RDS Mamirauá.

Espécie ameaçada
A dois passos da classificação de "extinto", o boto-vermelho foi reclassificado em 2018 na lista de animais ameaçados de extinção da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Antes a espécie estava listada como 'dados insuficientes' e agora está entre os animais classificados como 'em perigo'.

Para reavaliar o status desse golfinho da Amazônia na lista vermelha, a IUCN contou com os dados de pesquisas do Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa coordenado pela pesquisadora Vera da Silva, em parceria com outras instituições de pesquisas do Brasil e do Mundo.

Lista vermelha
A lista vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN classifica as espécies em nove grupos definidos por critérios rigorosos que incluem taxa de declínio da população; tamanho e distribuição da população; área de distribuição geográfica, grau de fragmentação e intensidade das ameaças.

"Em perigo" é a categoria que evidência que a espécie provavelmente será extinta em um futuro próximo, se nada for feito para impedir. Segundo a IUCN, este é o segundo estado de conservação mais grave para as espécies na natureza.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2019/04/09/botos-vermelhos-sao-capturados-no-amazonas-para-analise-de-evolucao-genetica-e-comportamental.ghtml
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.