Governo estrutura programa para concessão das unidades de conservação estaduais

IMASUL - https://www.imasul.ms.gov.br/ - 27/06/2019
Governo estrutura programa para concessão das unidades de conservação estaduais

Campo Grande (MS) - Reunião realizada na tarde desta quinta-feira (27), na Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), começou a delinear um programa que objetiva fazer a concessão à iniciativa privada das UCs (unidades de conservação) estaduais. A reunião foi conduzida pelo secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, e contou com representes da própria Secretaria, da Secretaria de Governo, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), e da Fundtur (Fundação de Turismo).

Senna explicou que as UCs têm papel importante na conservação da biodiversidade e pesquisas, e a intenção do governo com esse programa é estender esse patrimônio natural para uso público com atividades de lazer, esporte, turismo. "Desta forma queremos aumentar o número de visitantes, criar oportunidades de negócio aos municípios no entorno das UCs e estimular a diversificação do turismo no Estado", disse.

As UCs foram criadas visando a preservação de ecossistemas, da biodiversidade, dos recursos hídricos, da fauna e para prestar serviços ambientais. Mas também têm potencial de promoção do desenvolvimento socioeconômico com a abertura desses locais para uso público. Além disso, Senna explica que "é dever do Estado promover a conservação e preservação do meio ambiente e as concessões se apresentam como uma estratégia viável, pois o Estado não tem recursos para implantar a estrutura necessária".

Sendo assim, a estratégia é promover a concessão para que a iniciativa privada faça os investimentos e explore a visitação, observando as regras do plano de manejo e sob fiscalização do órgão ambiental. "A sociedade precisa conhecer as UCs, saber do seu potencial de lazer, de recreação, de esportes e de turismo, e desta forma se interessar mais pela conservação do meio ambiente", completou.

As UCs que podem ser concessionadas são: Parque Estadual Matas do Segredo (Campo Grande), Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (Jateí), Parque Estadual Pantanal do Rio Negro (Aquidauana e Corumbá), Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari (Alcinópolis e Costa Rica), Monumento Natural Rio Formoso e Monumento Natural Gruta do Lago Azul, ambos em Bonito.

Publicado por: João Herminio Prestes Viana

https://www.imasul.ms.gov.br/governo-estrutura-programa-para-concessao-das-unidades-de-conservacao-estaduais/
UC:Geral

Related Protected Areas: