Voluntários apoiam visitação no Parna São Joaquim
Localizado em Santa Catarina, Parque está entre as unidades de conservação federal mais visitada do país.
Entre os dias 15 e 22 de julho, o Parque Nacional de São Joaquim recebeu a segunda turma de voluntariado de 2019. Foram 6 selecionadas que vieram de distintos Estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao longo de 12 dias, os voluntários realizaram diversas atividades de apoio ao uso público no Parque. Este período foi escolhido para realizar o Programa por ser a época de inverno e férias escolares, portanto, o momento de maior visitação ao principal atrativo do Parque: o Morro da Igreja, com vista para o monumento da Pedra Furada. A visitação - apenas para este atrativo - insere o Parque entre as 20 unidades de conservação mais visitadas do país. Os voluntários colaboraram no agendamento de visitas, recepção e prestando informações aos turistas, tanto na sede do Parque Nacional, na área urbana de Urubici, como na portaria de acesso ao atrativo.
Outra atividade em destaque foi a organização do evento ¨Um dia no Parque¨, realizado dia 21 de julho. Os voluntários auxiliaram na organização e divulgação do evento na cidade, no manejo, confecção de placas e sinalização da trilha inaugurada no evento, além de terem sido os guias durante a atividade, levando informações aos visitantes. Na oportunidade, foi inaugurada a primeira trilha de um complexo de trilhas que a gestão pretende abrir à visitação, nos Campos de Santa Bárbara. Trata-se de uma região que é pouquíssimo visitada, embora possua um enorme potencial turístico, com diversas cachoeiras, trilhas e sítios históricos.
Dado o enorme potencial para visitação e a extensão do Parque (aproximadamente 49.800 hectares permeados por cânions, cachoeiras e locais históricos), o apoio do voluntariado e o estabelecimento de parcerias são, sem dúvida, a única alternativa para implementar o Plano de Uso Público que está sendo elaborado pela correspondente Câmara Técnica do Conselho Consultivo da UC.
Sobre o Parque
O Parque de São Joaquim foi criado em julho de 1961 para proteger remanescentes de matas de araucárias, inserido no bioma da Mata Atlântica. Situado no estado de Santa Catarina, o acesso para a parte alta é pelos municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra. Os cartões-postais são a Pedra Furada e o Morro da Igreja. A fauna apresenta mamíferos como pacas (pumas), cachorros-do-mato, bugios e jaquariricas. Entre aves encontram-se gralha-azul, a curiaca (curucaca), o caxinguelê e o scurucuá-de-barriga-vermelha.
http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10430-voluntarios-apoiam-visitacao-no-parna-sao-joaquim
Turismo Ambiental
Related Protected Areas:
- UC São Joaquim
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.