Incêndio na APA do Banhado Grande mobiliza Secretarias e Instituições Vinculadas do Estado

CMBRS - http://www.bombeiros.rs.gov.br/ - 27/04/2020
Desde o dia 5 de abril o Corpo de Bombeiros Militar está no combate ao incêndio na Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, situada entre Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha. O incêndio, que tem como catalisador a forte estiagem que toma conta da região e do Estado, já queimou cerca de 837 hectares, tendo a área da APA 4,5 mil hectares. São focos de difícil detecção, pois se propagam em camadas abaixo do solo, na sua maioria área com sedimentos onde havia alagamento, não apresentando chamas.

Os trabalhos por terra são realizados por cerca de 20 bombeiros militares com soprador e abafador, além de pulverizador. Por ser um local de difícil acesso, não há a possibilidade de entrada com veículos terrestres. Desta forma, helicópteros da Polícia Civil e Brigada Militar, dotados de bambi bucket (bolsa de água) com cerca de 800 litros, também vem sendo utilizados.

Por iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), com o objetivo de unir esforços entre as Secretarias e Vinculadas em ações estratégicas no combate ao fogo que atinge a área entre Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha, foi criado o Comitê de Prevenção e Combate a Incêndio na Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande (APABG). Fazem parte, também, da força tarefa a Defesa Civil, Fepam, Ibama e Exército.


https://www.bombeiros.rs.gov.br/incendio-na-apa-do-banhado-grande-mobiliza-forcas-do-estado
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Banhado Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.