O Conselho Regional das Brigadas da Chapada Diamantina foi formado, na última terça-feira (19), em reunião no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, com o objetivo de fortalecer as ações conjuntas de prevenção e combate aos incêndios florestais.
Composto por 13 brigadas voluntárias dos municípios próximos do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o colegiado visa ações de levantamento, cadastramento e padronização de atividades administrativas e de protocolos durante o combate.
"O conselho também é uma forma estratégica de solicitar apoio e recursos de forma unificada aos órgãos governamentais", destaca Olivia Taylor, brigadista e membra fundadora do conselho.
Durante a primeira reunião, foi solicitado apoio à Prefeitura de Lençóis para a criação de um Comitê Integrado de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais da região, unindo representantes da sociedade civil e instituições governamentais, como bombeiros, Defesa Civil, ICMBio, prefeituras, CIPA, SEMA, Inema, Polícia Federal Rodoviária, GRAER e Secretaria Estadual de Saúde.
Ainda na ocasião, foram debatidas a elaboração de leis municipais para contratação de guardas-parques e a implantação de núcleos de defesa civil municipais.
Confira a composição do Conselho:
Associação dos Condutores de Visitantes de Ibicoara (ACVIB) - Ibicoara
Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão - (ACV-VC) Palmeiras
Bicho do Mato - Ibicoara
Brigada Municipal - Ibicoara
Brigada Vale do Brejão - Ibicoara
Brigada Voluntária de Igatu - Andaraí
Brigada Voluntária de Lençóis (BVL) - Lençóis
Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (CIFA) - Andaraí
Brigada Marchas e Combates (BMC) - Mucugê
Brigada BRAVOS- Barra da Estiva
Batfogo - Ituaçu
Brigada Carcará - Palmeiras
Brigada Altitude Ambiental - Piatã
Fonte: https://jornaldachapada.com.br/2021/10/21/chapada-conselho-regional-das-brigadas-da-regiao-e-formado-em-andarai-para-fortalecer-acoes-conjuntas-de-prevencao/
Florestas:Queimadas
Related Protected Areas:
- UC Chapada Diamantina
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.