Altamira recebe II Concerto Ambiental, com foco na preservação ambiental no Xingu

Pará Terra Boa - https://www.paraterraboa.com/meio-ambiente/21814/ - 13/07/2023
Altamira recebe II Concerto Ambiental, com foco na preservação ambiental no Xingu

Silvana Mascagna

A cidade de Altamira, no sudoeste do Pará, transforma-se até domingo no polo para discussão de mudanças climáticas e preservação ambiental no Xingu com a segunda edição do Concerto Ambiental.

Realizada no Centro de Eventos Vilmar Soares, o evento reúne diversos especialistas, movimentos sociais, comunidades tradicionais e sociedade civil em prol da conscientização e do debate sobre os desafios e avanços na área ambiental do maior município do País.

O II Concerto Ambiental de Altamira terá como tema "Os desafios do maior município da Amazônia para o equilíbrio entre conservação florestal, desenvolvimento socioeconômico e mudanças climáticas" e visa promover a conscientização ambiental e celebrar a riqueza natural de nossa região, abordando temas como bioeconomia, recomposição e manejo dos recursos florestais, sintonia floresta e clima, harmonia rural, projetos sustentáveis e incentivo ao desenvolvimento sustentável.

Na sexta, 14, às 14h, os beiradeiros da Reserva Extrativista (Resex) Riozinho do Anfrísio, da região de Altamira (PA), lançam seu Protocolo de Consulta, segundo o Instituto Socioambiental (Isa).

O documento é fruto de um processo de meses de discussão em reuniões comunitárias e deliberação coletiva, e estabelece como governos, empresas, pesquisadores e outros interessados devem consultar os beiradeiros a respeito de atividades que impactam seu território e modo de vida.
Programação paralela

II Feira da Bioeconomia
Simultaneamente ao II Concerto Ambiental, os participantes terão a oportunidade de conhecer e valorizar a culinária, o artesanato e culturas locais dos povos originários e ribeirinhos, durante a II Feira da Bioeconomia, que vai reunir diversos stands de venda nos períodos da manhã, tarde e noite.

Talental
Ainda dentro do evento, será realizada mais uma etapa classificatória Talental, show de novos talentos, promovido pela secretaria Municipal de Cultura de Altamira (Secult). Dez jovens artistas sobem ao palco montado no Centro de Eventos Vilmar Soares e soltarão a voz, disputando prêmios em um show de talentos que pretende fortalecer a cultura no município.

Passeio Ciclístico

No domingo, último dia de evento, será realizado o Passeio Ciclístico do II Concerto Ambiental de Altamira, passando pelos principais pontos da cidade. O evento terá início às 7h30 da manhã e terá largada no Centro de Eventos Vilmar Soares, com medalha para os 200 primeiros inscritos e coffee break. A atividade será realizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Plantio de mudas arbóreas

Ainda no domingo, das 9h30 às 10h30, acontece o plantio de mudas arbóreas, na Praça do Anel Viário, aos arredores do Centro de Eventos.

Fonte: Prefeitura de Altamira e Isa


https://www.paraterraboa.com/meio-ambiente/21814/
Bacia do Xingu

Related Protected Areas:

  • UC Riozinho do Anfrísio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.