Expedição coleta cerca de 900 espécies da flora do Cristalino

www.sema.mt.gov.br - 21/02/2008
Cerca de 900 espécies da flora do Parque Cristalino foram coletadas durante expedição de campo realizada este mês. As amostras serão encaminhadas para três herbários e a partir daí será elaborado um mapa da vegetação e a atualização da lista das espécies da flora.

Superintendente de Biodiversidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eliani Fachim, enfatiza que este trabalho será de grande utilidade para o Plano de Manejo do Parque Cristalino e das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Ela destaca que a Sema terá uma base mais segura tanto para o Plano de Manejo como para o zoneamento dessa unidade de conservação.

O trabalho de mapeamento da flora é feito por vários parceiros, entre eles a Fundação Ecológica Cristalino, Royal Botanic Gardens, Kew (Reino Unido) e Fauna & Flora International, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-CUAF), Rio Tinto e Sema.

A coleta das espécies durou três semanas. Foram a campo três integrantes do Kew - Willian Milliken, Daniela Zappi e Nicola Biggs - três servidores da Sema - o gerente de Política de Cerrado, Elton Antônio Silveira, o gerente do Parque, Martinho Philippsen e o agente ambiental Marcos Antônio Bessa -, a integrante da Fundação Cristalino, Denise Sasaki, e o representante da Prefeitura de Alta Floresta, José Hipólito Piva. Também participaram da expedição dois acadêmicos, um da Unemat e outro da UFMT, que tiveram a oportunidade de se capacitarem.

As espécies coletadas passam agora por um processo de secagem e serão encaminhadas para os herbários da Unemat, do Museu da Universidade de São Paulo (USP) e para o Kew e serão analisadas por especialistas visando a identificação das espécies. O gerente de Política do Cerrado da Sema destaca que entre os objetivos deste trabalho está o de ter a relação da biodiversidade da flora e as novas ocorrências. Ele enfatiza que a área possui uma variação ambiental muito grande e este levantamento representa avanço em termos de qualidade e quantidade.

Levantamento anterior

A superintendente de Biodiversidade da Sema ressalta que um diagnóstico anterior da flora, fauna, unidades vegetacionais, recursos hídricos já foi realizado quando da criação do Parque e que já existe uma versão preliminar do plano de manejo. Agora, com recursos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), será elaborado o Plano de Manejo final. O processo está na fase de contratação de uma consultoria.
Fachim enfatiza que o plano de manejo é fundamental para o ordenamento da área, para criação de diretrizes e programas, como de educação ambiental, uso público, fiscalização e o de pesquisas para conservação.

O levantamento da fauna, segundo a superintendente, vai proporcionar também que a Sema tenha conhecimento exato de quantas espécies existem e onde elas estão. Com o cruzamento dos dados da fauna e flora é possível diagnosticar quais regiões e espécies estão ameaçadas e, com isso, até mesmo restringir o acesso de turistas a tais áreas, que permanecerão indicadas para a pesquisa.

O Parque Cristalino

O Parque Cristalino está localizado no extremo Norte de Mato Grosso, nos municípios de Alta Floresta e Novo Mundo, numa área de 184.900 hectares. Possui uma posição considerada estratégica na preservação da floresta amazônica, uma vez que situa-se no chamado 'arco do desmatamento da Amazônia'.

Possui grande importância pela biodiversidade excepcional e potencial turístico. Desde meados da década de 90, a área vem sendo objeto de diversas pesquisas, que identificaram uma grande diversidade de fauna e flora, com ênfase especial nas aves, com mais de 500 espécies já catalogadas. A diversidade de habitat também chama a atenção. O Parque conta com seis comunidades naturais distintas: o Rio Cristalino, a floresta de igapó, a floresta de terra firme, a floresta estacional semidecidual, os afloramentos rochosos e campos rupestres, e os campos inundáveis (varjões e buritizais).


UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Cristalino
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.