Lençóis Maranhenses atraem amantes do kitesurfe

G1 - http://g1.globo.com/ - 29/08/2015
Parque nacional reúne as condições perfeitas para a prática da atividade.


No Nordeste do país, este é um período de ventos fortes. E, no Maranhão, as chuvas que já caíram por lá encheram as lagoas no Parque Nacional dos Lençóis. O cenário e as condições são perfeitos para uma turma que usa pipas gigantes para surfar.

No deserto mais úmido do planeta, há um oásis atrás de cada duna. São lagoas que se formam no meio da areia.

"Isso aqui é simplesmente um paraíso", define a dentista Ana Lúcia.

Por causa de toda a exuberância natural, Santo Amaro, na costa leste do Maranhão, vem se tornando um dos principais destinos no país para quem gosta de kitesurfe.

"É um esporte curtindo a natureza e uma série de outros fatores benéficos para vida e para a saúde", o publicitário Alex Coelho.

Santo Amaro tem o que a turma mais gosta: ventos frequentes, que sopram o tempo todo, e uma paisagem de tirar o fôlego.

O oficial de Justiça Adolfo Soares Melo Leite descobriu o kite no mar. Curtiu as lagoas de Santo Amaro por muitos motivos.

"A grande diferença é porque é flat, é liso. Então, dá um velejo um pouco mais relaxado. No mar tem muita onda, muita turbulência", explica.

A região combina tanto com o kitesurfe que ficou ainda mais bonita com o colorido das pipas deslizando na imensidão branca. O esporte mudou a rotina da região no entorno do Parque Nacional dos Lençóis, onde o acesso é controlado. Velejar entre as dunas que parecem tocar as nuvens e mergulhar em piscinas naturais de água morninha são experiências para não esquecer.

"Lugares assim são paradisíacos, são zen. Traz calma, relaxamento. É tudo de bom", diz a universitária Lhais Palácio.

"Isso aqui é único, nenhum lugar do mundo proporciona essa beleza dos lençóis", diz um visitante.



http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/08/lencois-maranhenses-atraem-amantes-do-kitesurfe.html
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Lençóis Maranhenses
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.