Mais de 120 tartarugas capturadas ilegalmente são resgatadas no rio Araguaia

G1 - http://g1.globo.com/ - 21/07/2018
Mais de 120 tartarugas capturadas ilegalmente são resgatadas no rio Araguaia
21/07/2018 13h01

Por G1 Tocantins

Animais foram encontrados escondidos em sacos na margem direita do rio no Parque Estadual do Cantão. Como não estavam feridas, tartarugas foram devolvidas para a natureza.

A Polícia Militar Ambiental do Tocantins resgatou 128 tartarugas capturadas ilegalmente no rio Araguaia. Os animais estavam escondidos em sacos na margem direita do rio. As tartarugas são da família dos quelônios e estão em risco de extinção. Elas foram encontradas dentro da reserva do Parque Estadual do Cantão, no oeste do estado.

As pessoas responsáveis por fazer a captura não estavam no local no momento da chegada da PM. A suspeita é que os sacos seriam levados mais tarde pelos infratores. Os bichos foram examinados por veterinários e não apresentavam ferimentos.

Eles foram devolvidos ao rio. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que administra o parque, também participou da operação. A rede utilizada pelos pescadores tinha um quilômetro de extensão e foi apreendida. Ninguém foi autuado.

A região é a mesma em que mais de 300 tartarugas foram resgatadas em 2017. Na época, os responsáveis por fazer a captura levaram uma multa de quase R$ 2 milhões. A apreensão foi a maior já registrada no estado.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2018/07/21/policia-ambiental-resgata-mais-de-120-tartarugas-capturadas-ilegalmente-no-rio-araguaia.ghtml
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.