Parque Nacional da Tijuca recebe nova sinalização

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 26/07/2018
Parque Nacional da Tijuca recebe nova sinalização
26 de Julho de 2018, 15h36

Unidade de Conservação terá mais de 300 placas bilíngues seguindo o Manual de Sinalização do ICMBio

Unidade de conservação federal com maior número de visitantes no país (foram 3,3 milhões em 2017), o Parque Nacional da Tijuca vai ter toda a sua sinalização modernizada este ano. O layout segue o Manual de Sinalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), moderno e valorizando as informações visuais. Mais de 80 placas já foram instaladas nos setores Floresta da Tijuca e Serra da Carioca, de um total de 350. São mapas com informações sobre as trilhas e atrativos, orientações sobre normas de uso e conduta consciente e placas indicativas em toda a área do Parque.

A nova sinalização está sendo custeada com recursos destinados pela Câmara de Compensação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro. Todas as placas agora são bilíngues, atendendo o grande número de turistas estrangeiros que visitam o Parque, considerado patrimônio mundial pela UNESCO na categoria Paisagem Cultural.

A sinalização que está sendo substituída foi instalada em 2000 em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, mas já estava bastante deteriorada e desatualizada. Além da sinalização convencional nas vias de acesso, estruturas e atrativos, o Parque Nacional da Tijuca conta com sinalização rústica nas trilhas. A equipe de monitoria ambiental do Parque, responsável pela sinalização das trilhas, fez a troca, no ano passado, de 140 placas deterioradas. As placas rústicas são produzidas na própria oficina do Parque utilizando também madeira de arvores que caíram naturalmente na área do Parque.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9826-parque-nacional-da-tijuca-recebe-nova-sinalizacao
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.