Proposta quer passar gestão de Parque Nacional de Chapada dos Guimarães ao governo de MT

G1 - http://g1.globo.com/ - 25/06/2018
Proposta quer passar gestão de Parque Nacional de Chapada dos Guimarães ao governo de MT

Por Thais Teles e Cinthya Rocha, TV Centro América
25/06/2018 10h05 Atualizado há 4 horas

Há 29 anos o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é administrado pelo governo federal. Agora, a Assembleia Legislativa quer que o parque seja estadualizado.

Uma proposta em discussão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) quer transferir a gestão do Parque Nacional Chapada dos Guimarães, que atualmente é nacional para o governo do estado.

O parque tem 32.600 e diversos atrativos, como cachoeiras, trilhas, a Casa de Pedra, entre outros. A entrada é de graça, mas alguns passeios precisam da contratação de um guia autorizado. No ano passado, o parque recebeu 170 mil visitantes.

Há 29 anos o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é administrado pelo governo federal, mas agora a Assembleia Legislativa quer que o parque seja estadualizado, ou seja, que o governo de Mato Grosso gerencie esse patrimônio ecológico.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio) é o atual responsável pelo gerenciamento do parque.
A representante do instituto garante que o local consegue atender o público de forma satisfatória e que o maior desafio é cuidar de toda extensão do parque.

O Ministério Público Federal é contra a estadualização do parque.

Estadualização do Parque Nacional de Chapada provoca polêmica
Em nota, o MPF afirma que a proposta parece que nasceu morta e justifica que o parque se constitui em Unidade de Conservação de Proteção Integral de Posse e domínio federa.

Por esse motivo, encontra-se fora da esfera de poder do estado de Mato Grosso e que é notória a atual dificuldade orçamentária do estado, que já tem comprometido o bom cumprimento de suas mais básicas obrigações financeiras, pondo em dúvida a real capacidade de gerir e aportar recursos.

O Ministério Público Estadual também é contra o parque ser administrado pelo governo. Uma das obras que deveria ser feita pelo governo do estado está parada há anos.

Logo na entrada do parque nacional, o posto de informação e controle de acesso ainda está assim.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente informou que todas as unidades estaduais de conservação possuem veículo e gerência.

Segundo a Sema, o secretário da pasta, André Baby, está visitando todas as unidades em busca de alternativas para o desenvolvimento das mesmas. Não tivemos resposta sobre a obra parada na entrada do parque de chapada.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/proposta-quer-passar-gestao-de-parque-nacional-de-chapada-dos-guimaraes-ao-governo-de-mt.ghtml
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Chapada dos Guimarães
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.