Voluntariado ganha adesões nos Lençóis Maranhenses

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/02/2017
Com a chegada de mais 12 colaboradores, parque passa a contar com 23 voluntários que atuam nas linhas temáticas de pesquisa e monitoramento e uso público e negócios


O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses realizou nesta semana a primeira capacitação para composição do programa de voluntariado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no município de Santo Amaro (MA). Na ocasião, mais doze pessoas adeririam ao programa, totalizando 23 voluntários que contribuem para a gestão da unidade de conservação (UC) até o momento.

Santo Amaro fica no entorno da unidade e é um dos três municípios que dão acesso ao parque. Até então, o ICMBio não contava com voluntários atuando na cidade que, depois de Barreirinhas, é a que mais recebe visitantes interessados em conhecer as belezas cênicas da região dos Lençóis Maranhenses.

Segundo os gestores, a proposta do programa no parque é atuar nas linhas temáticas de pesquisa e monitoramento e uso público e negócios, capacitando os prestadores de serviços turísticos a coletarem informações importantes para gestão socioambiental da unidade.

Para isso, a gestão do parque pede aos voluntários que utilizem o Wikiloc, aplicativo gratuito que tem a função de GPS e permite o registro de fotos georeferenciadas. Com ele, independentemente do sinal de telefonia, é possível monitorar os trajetos realizados e registrar avistamentos de ovos da tartaruga Pininga (Trachemis adiutrix) e de aves migratórias que utilizam o parque para alimentação e nidificação.

Além do monitoramento dessas espécies, os voluntários tornaram-se grandes aliados no controle do uso público desordenado, fazendo registros georeferenciados dos casos em que há desrespeito às normas da UC. A medida auxilia os agentes de fiscalização, uma vez que as informações geradas pelas missões de campo dos voluntários geram encaminhamentos administrativos para a proteção do parque.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8733-voluntariado-recebe-novas-adesoes-nos-lencois-maranhenses
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Lençóis Maranhenses
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.