As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
18/07/2018
APA Costa dos Corais debate novo zoneamento marinho

APA Costa dos Corais debate novo zoneamento marinho
18 de Julho de 2018, 16h36

Na reunião do Conselho Gestor da APA foi apresentado o resultado das consultas públicas e estudos ecológicos.

A 26ª reunião do Conselho Gestor da APA Costa dos Corais foi realizada no dia 12 de julho em Maragogi/AL. O evento contou com a participação de 40 instituições-membro, distribuídas entre o poder público e a sociedade civil, dos setores ambientalistas, da gestão, do turismo, da pesca, da pesquisa e da indústria.

Durante a reunião foi apresentado o resultado das consultas públicas e do estudo ecológico realizado pela equipe do ICMBio dos Corais desde o ano passado. Nesta proposta de zoneamento foi contemplada a demanda de visitação turística em toda a UC e a criação de novas zonas de preservação da vida marinha (onde não é permitida nenhuma atividade, somente a pesquisa científica).

Entre as várias premissas apresentadas para a definição das zonas, foi destacado e bastante discutido no Conselho, a relevância ecológica e socioeconômica de cada área, principalmente para o setor da pesca artesanal. Com poucas ressalvas e apresentação de contrapropostas e pedidos de ajustes por parte dos representantes dos municípios de Tamandaré e Maragogi, a proposta de zoneamento foi bem avaliada em sua maior parte.

A equipe do ICMBio ainda fará devolutivas e novas consultas sobre o zoneamento proposto nas comunidades de Ipioca (Maceió), Santa Luzia/Tabuba (Barra de Santo de Antônio) e Barra do Camaragibe (Passo de Camaragibe), onde a participação dos pescadores foi diagnosticada como baixa.

A reunião teve também uma programação repleta de informes, pautas, apresentações de produtos da gestão e ações executadas pelos parceiros do ICMBio. Destacamos: debate sobre as propostas de zoneamento marinho, eleição dos conselheiros participantes da última Oficina de Planejamento Participativo para a revisão do Plano de Manejo, apresentação do plano de comunicação da APA Costa dos Corais, apresentação dos encaminhamentos do grupo de trabalho para a recuperação do rio Persinunga e a exposição do projeto de monitoramento de praias do Instituto Biota.

Segundo o analista ambiental, José Ulisses, "o conselho da APA Costa dos Corais está em um processo de amadurecimento. A ferramenta de gestão foi implementada em 2011 e já está gerando bons frutos, pois vem auxiliando nas tomadas de decisão do ICMBio e fortalecendo e o a participação social na gestão da unidade de conservação".

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9791-apa-costa...