Bombeiros usam drone para prevenir e combater queimadas em Minas Gerais

G1 - http://g1.globo.com/ - 11/07/2018
Bombeiros usam drone para prevenir e combater queimadas em Minas Gerais
11/07/2018 10h51

Por Bom Dia Minas, Belo Horizonte

Equipamento economiza tempo e dinheiro, localiza com precisão os focos e coíbe ações criminosas.

Corpo de Bombeiros alerta para risco de queimadas durante época de estiagem

A baixa umidade relativa do ar, a elevação das temperaturas durante o dia e a época de estiagem são fatores que favorecem os incêndios em vegetação. Para prevenir e combater os focos, os militares do Corpo de Bombeiros contam com um aliado: o drone.

De acordo com o capitão Thiago Miranda, o equipamento, por meio de voos de verificação, economiza tempo e dinheiro porque localiza com mais precisão os focos e suspeitos de colocar fogo, e coíbe ações criminosas.

A corporação informou que três atitudes são primordiais para prevenir as queimadas:

-evitar atitudes que possam levar ao incêndio florestal,
-denunciar ações criminosas ou negligentes,
-fazer contato rapidamente ao perceber um foco de incêndio.

Para acionar o Corpo de Bombeiros, basta ligar para o número 193.

Conforme os bombeiros, não se pode afirmar que todos os incêndios em áreas de vegetação são causados de forma criminosa, até porque a comprovação desses dados requer perícia especializada na área (o que atualmente não ocorre porque a Polícia Civil, encarregada deste tipo de análise, possui um baixo efetivo e não consegue suprir a demanda).

No Parque Estadual da Serra do Rola Moça, no ano passado, a área queimada da unidade de conservação foi de 503,24 hectares, o que representa 12,58% da área total do parque.

Este ano, os dados de incêndios a lote vagos em áreas urbanas preocupam: em 2017, de janeiro a maio, foram 1.526 casos, e este ano já foram 1.711 ocorrências.

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/bombeiros-usam-drone-para-prevenir-e-combater-queimadas-em-minas-gerais.ghtml
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Rola Moça
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.