Brigadistas ficam na Serra da Capivara para evitar novos incêndios

G1 - http://g1.globo.com/ - 25/10/2017
Fundham informou que chamas não chegaram a atingir o Parque Nacional Serra da Capivara. Área queimada ainda não foi dimensionada, segundo fundação.



Aproximadamente 30 pessoas continuam monitorando a área da Serra da Capivara, no sul do Piauí que passou por incêndio no começo desta semana. O incêndio foi contido, mas segundo a Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), ainda não há uma estimativa exata do tamanho da área consumida pelo fogo. Segundo a Fundham as chamas não atingiram o parque, mas ficaram nas proximidades.

"Por enquanto não temos a dimensão da área. Há um grupo lá que vai ficar até o final da semana. Está tudo apagado, mas tem um grupo monitorando e fazendo um levantamento dos estragos. Mas, ainda não temos a área que foi afetada pelo incêndio", explicou Elisabeth Buco, responsável pela infraestrutura do Parque Nacional Serra da Capivara.

Buco contou que o parque não chegou na área do parque, pelo apoio vindo de vários grupos. "Ficou praticamente todo na área do Baixão. Ela não subiu. Ficou muito próximo do parque, mas não chegou ao parque, mas não chegou a invadir. Principalmente porque o pessoal estava lá e agiu a tempo", disse Elisabeth Buco. Aviões precisaram jogar água nas encostas para evitar que as chamas alcançassem o parque.

"Houve a colaboração da brigada, dos voluntários, da Fundham, bombeiros do Piauí e Maranhão. Ajudaram bastante e como afetou uma região próxima se falou que tinha entrado, mas ficou no entorno mesmo", comentou. Sobre o perigo de novos incêndios Buco destacou que é preciso ter atenção. "Eu espero que não, mas é difícil saber. Pode acontecer porque sempre tem um foco aqui e outro ali. Com o vento também é muito fácil de espalhar. É preciso estar realmente atento", reforçou.

Reconhecimento mundial pela Unesco

Em 1991, a UNESCO inscreveu o Parque Nacional Serra da Capivara na lista do Patrimônio Mundial, a título Cultural, em razão da importância dos registros rupestres existentes. Segundo o ICMBio, no Parque encontra-se a maior concentração de sítios arqueológicos atualmente conhecida nas Américas, com mais de mil sítios cadastrados.

Nos abrigos, além das manifestações gráficas, encontram-se vários vestígios da presença do homem pré-histórico, com datações mais antigas conhecidas no continente americano. A região abriga 173 sítios arqueológicos abertos à visitação.

O Parque foi criado através do Decreto de no 83.548 de 5 de junho de 1979 e sua proteção foi ampliada pelo Decreto de no 99.143 de 12 de março de 1990. Foram criadas as Áreas de Preservação Permanentes adjacentes, com total de 35.000 hectares.



https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/brigadistas-ficam-na-serra-da-capivara-para-evitar-novos-incendios.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.