As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

G1 - http://g1.globo.com/
03/06/2018
Cidades do Alto Tiete terao palestras e plantio de mudas durante a Semana do Meio Ambiente

Cidades do Alto Tietê terão palestras e plantio de mudas durante a Semana do Meio Ambiente
Programação já foi divulgada pelas cidades de Mogi, Arujá e Poá.

Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano
03/06/2018 10h40 Atualizado 03/06/2018 10h40

Nesta terça-feira (5) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e as cidades do Alto Tietê terão programação especial ao longo da semana. Mogi das Cruzes, Poá e Arujá terão plantio de muda, palestras e até caminhada ecológica.

Mogi das Cruzes
O mês inteiro será de programação voltada ao meio ambiente, com ações educativas, debates, palestras e também plantio de mudas.

A primeira ação da agenda será nesta terça, com a abertura oficial da programação e apresentação do Quarteto de Cordas. Na sequência, começará um ciclo de palestras e debates.

O foco das discussões será a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Itapeti e a região de uma forma geral, que possui três Unidades de Conservação Permanente: o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, a Estação Ecológica do Itapeti e a RPPN (reserva particular do patrimônio natural) Botujuru.

Após a abertura, as ações programadas para a próxima semana são um plantio de mudas de Cambuci no Parque Leon Feffer. Até o final do mês vai acontecer a Feira de Produtos Orgânicos, que será realizada todo sábado no Parque da Cidade, um Festival de Pipas no Parque Centenário, um trabalho de reintrodução de espécies endêmicas de orquídeas da Mata Atlântica no Parque Municipal, uma caminhada ecológica, um passeio ciclístico, a reativação do viveiro do Parque Leon Feffer e a Mostra de Vídeos Ambientais. A programação completa está disponível no site da Prefeitura.

Poá
Nesta segunda-feira (4) haverá o plantio de árvores na Praça do Rotary Clube, ao lado do Viaduto Tancredo Neves, a partir das 9h. Na terça, dia do Meio Ambiente, acontecerá a II Manhã Ecológica com palestra, trilha e plantio de árvores na Chácara Florestan Fernandes, a partir das 8h30. As crianças da Ong Grupo Esperança vão participar também. O endereço é a Avenida Adutora, 1.111, no Jardim Nova Poá.

Na quarta-feira (6) a Escola Manoel Petronilio dos Santos terá a palestra "Cooperativa Cruma - Abordagem sobre Resíduos e Reciclagem", a partir das 9h.
Para quinta-feira (7) está programado uma palestra da Defesa Civil sobre queimadas e educação ambiental na ONG Aldeias Infantis SOS. A atividade será das 9h às 11h, na sede da ONG, que fica na Avenida Nossa Senhora de Lourdes, 85, Jardim Débora.

O encerramento da programação, na sexta-feira (8), será com o plantio de espécies frutíferas na Escola Manoel da Silva Oliveira, das 9h às 11h.

Arujá
A programação na cidade tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação e bom uso da natureza e seu ecossistema.

Entre a programação, na quarta, será inaugurada a estufa e viveiro de mudas. O evento contará com o plantio de espécies nativas e terá também o lançamento do programa Adote uma Árvore: os moradores poderão pedir que seja plantada uma muda na rua onde mora, trabalha ou entende que está faltando verde.

A caminhada ecológica será na quinta, às 8h30, com saída da praça da Igreja Matriz. Outras informações podem ser obtidas no telefone 4653-1845.

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/cidades-do-alto-t...