As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
01/06/2018
Costa dos Corais promove capacitacao de condutores

Costa dos Corais promove capacitação de condutores
O curso teve por objetivo oferecer novas ferramentas para aprimorar o trabalho de atendimento e sensibilização de visitantes em relação à conservação da natureza.

ICMBio
Publicado: Sexta, 01 de Junho de 2018, 12h56

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu, de 21 a 23 de maio, o 1o curso de Princípios de Interpretação Ambiental e Excelência no Atendimento ao Visitante na Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais (APACC). Realizado em conjunto com a Coordenação de Planejamento, Estruturação da Visitação e do Ecoturismo (COEST), o evento contou com apoio do projeto GEF MAR, da Fundação SOS Mata Atlântica e da Fundação Toyota do Brasil.

A capacitação foi dirigida, principalmente, a membros da Associação Peixe-Boi, entre condutores, remadores, recepcionistas e artesãos. A entidade está sediada em Porto de Pedras, Alagoas, e realiza um passeio de jangada a remo no trecho final do rio Tatuamunha, onde se localiza a área de reintrodução do peixe-boi marinho. O ordenamento da atividade está detalhado no Plano de Manejo da APA Costa dos Corais, e é uma importante ferramenta para divulgação do trabalho de conservação da espécie e da unidade de conservação, assim como de integração com a comunidade local, formada predominantemente por pescadores.

O curso foi conduzido por instrutoras da equipe técnica ampliada de interpretação ambiental, e teve por objetivo oferecer aos participantes novas ferramentas para aprimorar o trabalho de atendimento e sensibilização de visitantes em relação à conservação da natureza. Ao todo foram capacitadas 21 pessoas, sendo 17 membros da Associação Peixe-Boi e quatro colaboradores da APA (bolsistas e estagiários).

"Este curso possui um programa básico, mas os conteúdos são construídos e discutidos totalmente a partir das experiências dos cursistas, por meio de trabalhos em grupo e dinâmicas. Isto os estimula a participar e internalizar os conceitos, que são totalmente novos para eles", explica Beatriz Gomes, uma das instrutoras do curso. "Esta é a primeira de uma série de capacitações sobre interpretação ambiental que serão realizadas na APA Costa dos Corais a partir de 2018", salienta Ulisses Santos, chefe substituto do ICMBio Costa dos Corais.

A APA está localizada no litoral de Alagoas e Pernambuco e possui 122 quilômetros de extensão em seu limite oeste, compreendendo uma região com grande atividade turística. A prioridade é capacitar organizações comunitárias nos municípios abrangidos pela unidade de conservação, de modo que possam oferecer serviços de qualidade aos visitantes que buscam alternativas ao turismo de massa. Serão também treinados agentes multiplicadores, ligados a instituições parceiras do Instituto, para auxiliar o ICMBio em futuros cursos sobre o tema.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9666-costa-dos...