As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
25/07/2018
Esec apoia projeto de pesquisa no Lago de Tres Marias

Esec apoia projeto de pesquisa no Lago de Três Marias
25 de Julho de 2018, 17h12

Equipe da Esec Pirapitinga e pesquisadores percorreram 500 quilômetros ao longo do rio São Francisco.

A equipe da Estação Ecológica (Esec) de Pirapitinga navegou, durante os dias 18 a 24, cerca de 500 quilômetros ao longo do Lago de Três Marias no Rio São Francisco, em apoio ao projeto de pesquisa do programa de pós-graduação da Geologia da Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucurí.

Os pesquisadores Gustavo Filemon e Ciro Couto realizaram coletas ao longo do lago, buscando investigar e caracterizar as concentrações e distribuições de metais pesados da Usina Hidrelétrica de Três Marias, administrada pela CEMIG, próxima aos municípios de Três Marias e Morada Nova de Minas, ambas no estado de Minas Gerais.

O objetivo da pesquisa é confeccionar um mapa de geoacumulações, para gerar uma base de estudo ambiental e ilustrar as características geoquímicas da represa. Como também analisar os parâmetros físico-químicos locais vinculados ao processo de adsorção dos metais em sedimentos de corrente; avaliar as concentrações e distribuições de metais pesados; obter dados relativos ao comportamento das concentrações de metais pesados na represa, no período de 1991 a 2018; relatar os riscos ambientais presentes e as restrições de uso da área e, por fim, sugerir possíveis remediações para amenizar os impactos ambientais, visando a recuperação e preservação da represa de Três Marias.

"A pesquisa autorizada via Sisbio é importante, visto que poderá auxiliar na identificação da influência do Lago na dinâmica da paisagem dentro da Unidade de conservação e seu entorno, além de identificar possíveis impactos ambientais à fauna e flora da Estação Ecológica de Pirapitinga", ressalta Tiago Rezende, analista ambiental da unidade.

Durante todo o percurso foi possível avistar raposas, capivaras e várias espécies de aves e os diferentes tipos de ocupações e de vegetação as margens da represa. "Mas nenhum local se compara a exuberância da vegetação e paisagem existente na Esec Pirapitinga", afirma João da Cruz, voluntário do ICMBio que participou da atividade.

Sobre a Esec
A Estação Ecológica de Pirapitinga é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, criada em 1987, constitui numa ilha-península localizada no Lago de Três Marias-MG, no Rio São Francisco.

Possui diferentes fitofisionomias de Cerrado, abriga 21 espécies da fauna ameaçadas de extinção. A ausência de incêndios florestais a mais de 44 anos, torna a Unidade um "laboratório vivo" para pesquisas relacionadas à influência que a ausência do fogo provoca no Bioma Cerrado.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9820-esec-apoi...