As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
26/04/2018
Flona de Anaua realiza oficina de plano de manejo

Flona de Anauá realiza oficina de plano de manejo
Representantes de órgãos públicos, da sociedade civil e de moradores do entorno da unidade de conservação participaram do encontro.

ICMBio
Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2018, 16h50

No período de 16 a 20 de abril, foi realizada, no Centro de Estudos da Biodiversidade da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista/RR, a Oficina de Plano de Manejo da Floresta Nacional de Anauá. O encontro, um dos mais importantes na etapas dentro do processo de construção do documento, contou com a participação de representantes de órgãos públicos, da sociedade civil e de moradores do entorno da unidade de conservação.

Durante os cinco dias da oficina, a equipe trabalhou na construção do propósito da unidade, na elaboração suas declarações de significância, na indicação de seus recursos e valores fundamentais, na identificação das necessidades de dados e planejamentos, na construção do zoneamento e das normas das zonas e, por fim, na elaboração das normas gerais da UC.

Segundo o chefe da Flona Anauá, Nilton Barth Filho, a nova abordagem de elaboração de plano de manejo, que foi adotado pelo ICMBio, simplificou o processo. "É interessante por ser uma construção coletiva, com equipes do ICMBio e diversas instituições públicas, privadas e da sociedade civil, todos participaram ativamente", ressalta. "Foi um trabalho árduo, mas esperado desde a criação da unidade, em 2005, e principalmente desde a posse do conselho consultivo, em 2007, sendo um passo importante para a gestão da unidade", complementa.

O Plano de Manejo da UC começou a ser elaborado em agosto de 2017, e está baseado na nova abordagem de elaboração de Planos de Manejo do ICMBio. A flona também conta com o apoio de outras UCs de Roraima, em especial a ESEC Niquiá e o Parna Serra da Mocidade. A próxima etapa do Plano de Manejo é estruturação da primeira versão do documento, que deve ocorrer no mês de junho, em uma reunião no ICMBio em Brasília.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9594-flona-de-...