As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Maranhao de Todos Nos - http://www.ma.gov.br
06/07/2018
Governo assina Termo para recuperacao das areas de recargas de agua no Parque Estadual do Bacanga

Governo assina Termo para recuperação das áreas de recargas de água no Parque Estadual do Bacanga
06/07/2018 - 10h45

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, assinou, dia 28 de junho, o Termo de Colaboração com a Organização da Sociedade Civil (OSC), que atuará no projeto Floresta Protetora dos Mananciais, no âmbito do Programa Maranhão Verde.

O projeto será executado no interior do Parque Estadual do Bacanga e objetiva a recuperação das nascentes, matas ciliares e áreas de recargas situadas dentro da unidade de conservação, contemplando, incialmente, as regiões do Reservatório do Batatã e do Rio Prata.

Programa Maranhão Verde

O Programa Maranhão Verde foi instituído pela Lei Estadual no 10.595/2017, regulamentada pelo Decreto Estadual no 32.969/2017, e tem como objetivo incentivar e promover a recuperação dos ecossistemas, promover a cidadania, a melhoria das condições de vida e a elevação de renda da população em situação de extrema pobreza que exerça atividades de conservação e recuperação dos recursos naturais, além de incentivar a participação de seus beneficiários em ações de capacitação ambiental, social, educacional, técnica e profissional.

Parque Estadual do Bacanga

Criado pelo Decreto Estadual no7.545/1980, com área total de 3.075ha, o Parque Estadual do Bacanga é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo sustentável.

O Parque foi criado pelo Decreto Estadual no7.545/1980 com área total de 3.075ha, principalmente, devido a existência de mananciais superficiais e subterrâneos.

http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/meio-ambiente/gov...