As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Noticias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br/
25/06/2018
Governo atua na construcao do Plano de Turismo de Base Comunitaria da Serra do Divisor

Governo atua na construção do Plano de Turismo de Base Comunitária da Serra do Divisor
25.06.2018 17:47

Maria Meirelles

Com 87% de floresta conservada e produtiva, o governo do Acre atua na promoção de uma política de desenvolvimento sustentável, medida no crescimento da socioeconomia do estado e melhoria da qualidade de vida dos acreanos.

E é com essa visão de sustentabilidade que o Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), aposta no estimulo e fortalecimento de iniciativas turísticas de base comunitária. Recentemente, a instituição apresentou aos comunitários a proposta do instrumento de gestão dessa atividade econômica, no Parque Nacional Serra do Divisor.

Em processo de construção compartilhado, entre governo e a comunidade, o Plano de Turismo de Base Comunitária da Serra do Divisor reúne investimentos do Programa Global REM (REDD Early Movers - pioneiros na conservação). O mecanismo prevê a construção de infraestrutura para o local.

Segundo a secretária de Turismo, Rachel Moreira, a ideia gira em torno de roteiro turístico integrado na localidade. "Tendo em vista que os povos Nukini e Nawa estão situados no Rio Moa, queremos promover um roteiro integrado entre a Serra do Divisor e as Terras Indígenas, viabilizando assim a visitação do turista em toda região", frisou.

Nesta segunda-feira, 25, a gestora reuniu-se com a gerência do Parque Nacional para definir a data das oficinas de construção do plano de turismo, as quais serão promovidas a partir da próxima semana.

Instrumento de gestão

O Plano de Turismo de Base Comunitária é um instrumento de gestão elaborado para nortear a atividade econômica nas localidades, propondo investimentos, capacitações e estruturação necessária.

Além do Parque Nacional da Serra do Divisor, a Setul também atua na implementação do mecanismo na Trilha Chico Mendes, Seringal Cachoeira e na Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema.

http://www.agencia.ac.gov.br/governo-atua-na-construcao-do-plano-de-turi...