ICMBio e Exército intensificam proteção no Iguaçu

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 28/06/2018
ICMBio e Exército intensificam proteção no Iguaçu
28 de Junho de 2018, 15h29

Equipes percorreram áreas fronteiriças do Parque Nacional.

O Parque Nacional do Iguaçu e o Exército Brasileiro promoveram mais uma ação em conjunto para a proteção da unidade de conservação na tríplice fronteira.

No dia 21 de junho, foi realizada uma ação de fiscalização no interior da unidade de conservação, envolvendo equipe do ICMBio e militares do 34ª Batalhão de Infantaria Mecanizado (34oBIMec) em Foz do Iguaçu. A ação foi realizada durante a Operação Ágata, que agregou um contingente de 24 militares à Operação Caíco, em uma atividade de continuidade as ações envolvendo as duas instituições, na proteção no Parna, uma vez que, trata-se de unidade inserida em faixa fronteiriça.

"Esta é a segunda operação executada em 2018 com o apoio do Exército Brasileiro, esperamos intensificar as ações conjuntas com as forças armadas, considerando que atuamos integralmente dentro da faixa de fronteira e a unidade faz divisa com outra nação". afirmou Edilson Esteves, chefe substituto do Parna.

A ação teve como objetivo familiarizar os militares com as áreas do Parna, e mapear vestígios de intrusos que atuam na unidade efetuando caça, pesca e corte ilegal de palmito. Durante o trajeto, foram identificadas trilhas, que serviriam para atrair os animais e posterior abate, além de destruído acampamento, e jirau para caça.

Os trabalhos contaram com três frentes de fiscalização. Uma deslas iniciou pelo Rio Iguaçu, percorrendo 4 quilômetros pelo rio e, posteriormente, atravessou uma faixa de 7 quilômetros pela floresta. Outra frente percorreu cerca de 4 km até encontrar com a primeira equipe, completando o percurso de 7 quilômetros. A terceira frente efetuou barreira em área próxima à unidade.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9747-icmbio-e-exercito-intensificam-protecao-no-iguacu
Florestas:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iguaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.