As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
10/04/2018
ICMBio oferece oficina de sinalizacao de trilhas

ICMBio oferece oficina de sinalização de trilhas
Treinamento contou com aula prática de sinalização de parte da trilha dos Caminhos da Serra do Mar no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso).

ICMBio
Publicado: Terça, 10 de Abril de 2018, 17h17

A Coordenação Geral de Uso público e Negócios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vem trabalhando com as unidades de conservação na implementação da sinalização de trilhas de longo curso. No dia 8 de abril, foi realizada uma oficina de sinalização rústica de trilhas para voluntários, escoteiros, condutores cadastrados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e técnicos das unidades de conservação vizinhas (Rebio Araras, Parque Estadual dos Três Picos (INEA/RJ) e APA Guapimirim, Flona Mário Xavier).

A oficina, que ocorreu na APA Petrópolis, contou com a participação de cerca de 40 pessoas e teve como prática a sinalização de parte dos Caminhos da Serra do Mar no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). Pedro Menezes, coordenador de uso público, citou, na abertura do evento, a importância de trilhas bem sinalizadas nas unidades de conservação e apresentou aos participantes o padrão que vem sendo utilizado pelo ICMBio na sinalização de trilhas de longo curso.

O chefe do Parnaso, Leandro Goulart, destacou a importância da constante implementação das trilhas e citou os resultados já alcançados no projeto Caminhos da Serra do Mar. "A trilha é de 68 km que corta a unidade e que tem favorecido a implantação da unidade e a criação, nas comunidades do entorno, do sentimento de pertencimento da trilha e consequentemente do parque", argumentou.

Voluntários do Movimento Transcarioca trouxeram a experiência da implementação da trilha de longo curso do Rio de janeiro e como deve ser feita a sinalização efetiva desses espaços. Após apresentar os tipos de sinalização e orientar os participantes sobre a implantação no campo, a turma seguiu para a sinalização de um dos trechos dos Caminhos da Serra do Mar, a trilha Uricanal.

oficinatrilha2Segundo Leandro, ao todo foram sinalizados 5 km de trilha e o padrão utilizado foi a bota com a marca dos Caminhos da Serra do Mar. As cores utilizadas foram o amarelo e preto e todos os participantes tiveram a oportunidade de experimentar a aplicação da sinalização em campo. "É muito importante termos uma sinalização única no instituto que ao mesmo tempo gera a identidade do sistema nacional de trilhas e respeita as particularidades de cada unidade de conservação. Aqui no nosso caso a bota possui a marca da unidade, o Dedo de Deus, logo o caminhante saberá que está participando de um projeto nacional e ao mesmo tempo que a trilha Uricanal faz parte do Parnaso", salientou Leandro.

"Em fevereiro de 2018 foi feita a sinalização da travessia Petrópolis x Teresópolis, uma das travessias mais tradicionais do Brasil e o padrão utilizado foi o mesmo. O próximo passo será a sinalização do Caminho do Ouro e da Travessia Cobiçado Ventania, carimbando com isso a participação de todo o Caminho da Serra do Mar no projeto de sinalização do ICMBio e na criação de uma trilha que irá do Oiapoque ao Chuí", salientou Leandro.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9553-icmbio-of...