Incêndios em Uberlândia são contidos; novos focos no Parque Estadual do Pau Furado também são controlados

G1 - http://g1.globo.com/ - 12/09/2018
Incêndios em Uberlândia são contidos; novos focos no Parque Estadual do Pau Furado também são controlados
12/09/2018 09h41

Por Bruna Merlin, G1 Triângulo Mineiro

Ocorrências foram registradas na tarde desta terça-feira (11). Dois foram no Parque Estadual do Pau Furado e outros dois em lotes vagos de bairros da cidade.

Quatro incêndios diferentes que foram registrados em Uberlândia nesta terça-feira (11), já foram controlados e apagados pelo Corpo de Bombeiros. Foram dois novos focos no Parque Estadual do Pau Furado e outros dois em lotes vagos do Bairro Tubalina e Shopping Park.

A princípio, os militares havia informado que eram três ocorrências, mas como estavam em andamento, não era possível esclarecer mais detalhes.

Segundo informações do militares, a primeira solicitação foi por volta das 14h30. Uma equipe foi encaminhada para apagar as chamas que atingia um terreno vago no Bairro Shopping Park, na Avenida Lidormira Borges Nascimento, próximo ao Uberlândia Shopping.

Nesta ocorrência, o fogo foi de grandes proporções e o trabalho dos bombeiros por finalizado por volta das 16h16. Os militares não souberam informar as possíveis causas do incêndio e a área que foi atingida.

O segundo incêndio foi registrado por volta das 16h, em outro terreno vago, localizado no Bairro Tubalina, entre as ruas José de Oliveira Pinto e Doutor Arnaldo Godoy de Souza. Desta vez, o fogo foi apagado às 16h30. Ainda não se sabe as causas e o total a área atingida.

Parque Estadual do Pau Furado
Os dois incêndios registrados no Parque Estadual do Pau Furado, nesta terça-feira (11), foram de grandes proporções e aconteceram às margens da Estrada do Pau Furado, próximo ao anel viário do Bairro Morumbi de Uberlândia.

Além destes dois novos focos, o G1 tem acompanhando outros incêndios registrados desde domingo. Segundo a assessoria do Sistema Estadual Meio Ambiente (Sisema), a área atingida pelo incêndio ainda não foi dimensionada. A medição será realizada nos próximos dias, assim que os trabalhos de monitoramento se encerrarem.

Conforme o Corpo de Bombeiros, os militares foram acionados por volta das 16h27 para combater o fogo que atingiu uma área de pastagem. Duas equipes se deslocaram até o local e o trabalho foi finalizado às 17h20.

Por volta das 18h, os bombeiros receberam outro chamado da população informando sobre um novo foco de incêndio no mesmo local. Novamente duas equipes foram deslocadas e as chamas foram controladas às 19h. Os militares não souberam informar as causas e área que foi atingida pelo fogo.

Incêndios do fim de semana

Na última sexta-feira (7), o Corpo de Bombeiros e brigadistas também combateram um incêndio de grande proporção registrado na reserva do Parque do Pau Furado, em Uberlândia. Equipes trabalharam no local e conseguiram controlar as chamas no sábado (8), através de helicópteros que transportaram bolsas de água.

No domingo (9), um novo foco de incêndio atingiu o parque. O incêndio começou na parte leste do local, em uma área próxima à barragem da represa Capim Branco e foram necessárias mais cinco horas para o combate.

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2018/09/12/incendios-em-uberlandia-sao-contidos-novos-focos-no-parque-estadual-do-pau-furado-tambem-sao-controlados.ghtml
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pau Furado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.