Maior lixão do país foi fechado depois de 60 anos de atividades

((o))eco - http://www.oeco.org.br/ - 22/01/2018
Maior lixão do país foi fechado depois de 60 anos de atividades

((o))eco - Por Sabrina Rodrigues


Quase quatro anos após a entrada em vigor da Lei que proíbe os lixões a céu aberto, o maior deles foi desativado no último sábado (20) em Brasília. Durante 60 anos, o Lixão da Estrutural acumulou toneladas de resíduos, mesmo estando a apenas 6 quilômetros do Parque Nacional de Brasília, que protege parte da bacia hidrográfica que abastece a capital federal.

O considerado maior lixão da América Latina funcionava a 15 quilômetros do Congresso Nacional, que aprovou, após 19 anos de tramitação, a lei que o tornou ilegal em 2014.

Os senadores chegaram a aprovar um projeto de lei que empurra o prazo de 2014 para 2021, mas a proposta ficou parada na Câmara.

Até sábado, todos os dejetos do Distrito Federal iam parar no entorno do Parque de Brasília. Agora, o destino do lixo produzido irá para o Aterro Sanitário de Samambaia, que fica a 35 quilômetros do DF.

Os catadores de material reciclável vão receber R$ 360 por mês como bolsa fixa. O valor pago às cooperativas será de R$ 300 por tonelada de resíduos separados.



http://www.oeco.org.br/noticias/maior-lixao-do-pais-foi-fechado-depois-de-60-anos-de-atividades/
Saúde:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Brasília (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.