Novo museu no interior do Piauí vai ter vista para patrimônio arqueológico

G1 - http://g1.globo.com/ - 28/07/2017
Museu da Natureza está em construção na região da Serra da Capivara. Previsão é que novo espaço seja concluído em dezembro de 2018



Está em construção, na região do Parque Nacional da Serra da Capivara um novo museu para a promoção de eventos locais e mostrar as riquezas da região. O Museu da Natureza está com 6% das obras realizadas e deve ficar pronto até o fim de 2018. A presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), Niéde Guidon, acredita que será mais uma oportunidade para incrementar o turismo na região de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, cidades onde está a Serra da Capivara.

A obra prevista para ter 4 mil m² de área construída na área do parque deverá ter uma vista para a Pedra Furada, uma formação rochosa com furo. "Esse museu vai ser uma coisa única no Brasil", comentou Niéde Guidon. A previsão é que o museu também sedie um auditório para a realização de eventos da Fumdham. A obra é financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e custo previsto em R$ 13 milhões.

"As obras estão dentro do prazo, com a previsão de terminar no final do ano que vem. É uma obra muito grande que começou faz um mês", destacou a presidente da Fundham. Após vários problemas com administração e financiamento, Niéde Guidon, disse que os recursos para o funcionamento do parque estão garantidos. "Está tudo bem. A OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] conseguiu arranjar tudo", afirmou.

O parque possui 1.220 sítios arqueológicos e foi declarado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) Patrimônio Cultural da Humanidade.

A respeito da manutenção do Museu da Natureza, a diretora explicou que acredita na autosustentabildiade do espaço. "O museu é construído com recursos do BNDES e quando estiver pronto, vai funcionar como outro museu com recursos das pessoas que visitam e financiam", falou Niéde Guidon. Todo o parque possui mais 130 mil hectares em patrimônio histórico e ambiental e que nesta semana sedia a Ópera na Serra da Capivara.



http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/novo-museu-no-interior-do-piaui-vai-ter-vista-para-patrimonio-arqueologico.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.