Onça parda aparece em parque da Região Metropolitana de Porto Alegre pela primeira vez em mais de 15 anos

G1 - http://g1.globo.com/ - 13/07/2018
Onça parda aparece em parque da Região Metropolitana de Porto Alegre pela primeira vez em mais de 15 anos
13/07/2018 17h49 Atualizado 13/07/2018 17h49

G1 RS

Animal foi flagrado por uma câmera noturna instalada no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão. Onça parda é o segundo maior felino do continente americano, segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Uma onça parda foi flagrada em vídeo andando pelo Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, após mais de 15 anos do último registro oficial da presença do animal no local. Também conhecida como puma, leão-baio ou suçuarana, a onça parda é o segundo maior felino do continente americano, atrás apenas da onça-pintada.

Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, órgão ao qual o parque está vinculado, o animal foi flagrado por câmeras noturnas. O equipamento foi instalado após a equipe do parque encontrar pegadas correspondente à onça. No dia 16 de junho, o animal passou em frente às câmeras.

A onça pode chegar a pesar 75 kg e medir mais de dois metros. "É o topo da cadeia alimentar", explica Dayse Rocha, gestora do parque. Para Dayse, o registro indica que o parque, que é uma unidade de conservação de proteção integral, está cumprindo o seu papel.

"É uma evidência que o parque está exercendo a sua função de garantir a biodiversidade e preservar o meio ambiente", ressalta ela. Segundo Dayse, o parque irá promover uma campanha de conscientização ambiental para proteger o animal.

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/onca-parda-aparece-em-parque-da-regiao-metropolitana-de-porto-alegre-pela-primeira-vez-em-mais-de-15-anos.ghtml
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itapuã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.