Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebe rally de kite surf

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 18/09/2014
O Parque Nacional dos Lencóis Maranhenses (MA) recebeu no último fim de semana a primeira edição do evento "Red Bull Rally dos Ventos". A competição reuniu os melhores kyte surfistas do Brasil e do mundo. Ao todo, 45 atletas utilizaram técnicas de velejo e navegação para vencer um percurso de 16 km de lagoas, dunas e areias na Unidade de Conservação (UC).

O evento foi autorizado e acompanhado de perto por servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para evitar danos ambientais na unidade. Além disso, o Plano de Manejo do Parque recomenda a realização de atividades variadas de recreação ao ar livre nas dunas.

"A realização e promoção desse evento ajudará a combater o censo comum de que a nossa UC é ideal para a prática de rallys motorizados, em veículos 4x4, motos e quadriciclos. Essas são atividades ilegais que causam danos constantes à unidade e exigem rotineiramente do ICMBio ações de fiscalização, muitas vezes demandadas pelo Ministério Público Federal", explicou Adriano Ricardo Damato Rocha de Souza, chefe do Parque Nacional dos Lencóis Maranhenses.

A competição teve apoio da Prefeitura Municipal de Santo Amaro do Maranhão, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Maranhão, Grupamento Tático Aéreo e Associação Brasileira de Kyte Surf. "O evento também movimentou a cidade em uma época de baixa temporada e gerou renda no município de Santo Amaro do Maranhão", finalizou Souza.

Sobre o Parque Nacional Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é a Unidade de Conservação conhecida como o deserto mais úmido do planeta. Tem uma área de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres e lagoas interdunares.

Kite Surf

O kite surf é um esporte o aquático que utiliza uma pipa, acessório parecido com o paraquedas, e uma prancha, com ou sem alças para manter o alteta em pé. A pessoa comanda a pipa, também conhecida como "kite", e é impulsionada pelo vento.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4978-parque-nacional-dos-lencois-maranhenses-recebe-rally-de-kit-surf.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lençóis Maranhenses
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.