Pontes em área de proteção ambiental no AP caem e comunidade lamenta prejuízos

G1 - http://g1.globo.com/ - 14/05/2018
Pontes em área de proteção ambiental no AP caem e comunidade lamenta prejuízos
Trechos mais críticos ficaram intrafegáveis na APA do distrito da Fazendinha. Semob prevê construir três novas pontes em madeira até junho.

Por Jorge Abreu, G1 AP, Macapá
14/05/2018 08h13 Atualizado há 1 hora


Os moradores da Área Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha, no distrito de mesmo nome, em Macapá, dizem sofrer diariamente após o desabamento de parte das pontes de acesso da localidade. Eles destacam que o problema já vinha ocorrendo há cerca de 10 anos.

A Secretária Municipal de Obras (Semob), responsável pela manutenção da APA, informou que foram licitadas construções de três novas pontes em madeira para melhorar o acesso dos moradores. A previsão é que a obra inicie em junho.

Outro projeto de reforma e reconstrução de passarelas aguarda aprovação de emendas. A ideia também inclui a construção de uma escola dentro da área de proteção. Para esses trabalhos, ainda não há previsão de início, segundo a Semob.

Morador da área, o vigilante Pedro Gomes de Oliveira, de 55 anos, comentou que o tempo e a falta da manuntenção das passarelas implicou no desabamento. Ele conta que foi presidente da associação de moradores da APA e reivindicou a situação na época, mas nada foi feito.

O vigilante relata que já caiu da ponte, por causa da precariedade, e também presenciou a queda de outras pessoas, entre crianças e idosos. Segundo ele, o tempo chuvoso piorou ainda mais o problema deixando vias intrafegáveis desde março.

"Ainda tem parte das pontes que não caíram porque os moradores estão reformando. Só que com essa época de chuva, elas não aguentam mais. Estamos abandonados", disse.

O comerciante Humberto Rodrigues vive e trabalha há 30 anos na APA. Ele conta que já viu moradores caírem e se machucarem durante travessias em trechos mais críticos. Por falta de apoio, a comunidade chega a usar pedaços de madeira como alternativa para ajudar na situação.

"As pontes estão todas caídas, todas quebradas. A sociedade aqui está se ajudando, botando um pedaço de pau, uma porta. Já teve gente que caiu e quase quebrou a perna", descreveu Rodrigues.



https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/pontes-em-area-de-protecao-ambiental-no-ap-caem-e-comunidade-lamenta-prejuizos.ghtml
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Fazendinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.