Profissionais de turismo de Maragogi são capacitados

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/07/2018
Profissionais de turismo de Maragogi são capacitados
19 de Julho de 2018, 15h09

Curso faz parte do Projeto Maragogi na Rota do Turismo Responsável, que capacita pessoas com atuação na APA Costa dos Corais.

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e a Prefeitura de Maragogi realizaram a segunda edição do Curso de Capacitação para profissionais do turismo com atuação na APA Costa dos Corais, no âmbito do Projeto Maragogi na Rota do Turismo Responsável. O curso foi realizado de 2 a 13 de julho e focou na capacitação dos mergulhadores e marinheiros que realizam passeios nas zonas de visitação da APA Costa dos Corais, principalmente, na zona de visitação de Ponta de Mangue, recentemente instituída pelo ICMBio através da portaria no 85 de 30 de janeiro 2018.

O curso é importante para a melhoria da prestação de serviços como: excelência no atendimento ao turista, ética profissional, biodiversidade em ambientes recifais, conduta consciente e informações sobre a APA Costa dos Corais. Maragogi recebe anualmente cerce de 260 mil visitantes e conta com mais de 700 operadores de turismo náutico, o fluxo de visitantes acontece, praticamente, o ano todo. Por conta da procura, o ICMBio Costa dos Corais propôs uma parceria à Secretaria de Turismo de Maragogi, que apoiou a proposta e resolveu investir esforços para capacitar os agentes, garantindo uma experiência satisfatória para os visitantes.

Segundo Thereza Dantas, secretária de Turismo de Maragogi, a segunda edição do curso é muito importante para a comunidade na prestação de serviços turísticos. "Esse ano, nós tivemos mais de 130 inscritos, 88 matriculados e uma taxa de 80% de efetividade de conclusão de curso. A expectativa para a terceira edição (2019) é ainda maior, pois os operadores já entendem a importância da qualificação/capacitação. E trabalhar em parceria é ainda melhor, pois essa mobilização de esforços traz um resultado muito importante para o destino Maragogi e para toda a região Costa dos Corais. E principalmente para a APA Costa dos Corais", ressalta Thereza.

Iran Normande, chefe do ICMBio Costa dos Corais, destacou que o curso de conduta consciente é uma exigência do Plano de Manejo para que os operadores obtenham autorização de uso nas piscinas. "Mas precisamos de mais formação para melhorar a experiência do visitante e garantir a conservação dos recursos naturais; por isso, o ICMBio vem investindo esforços de capacitação em uso público e buscando parcerias. Em outas áreas da APA, também realizamos capacitações em Interpretação Ambiental", afirma.

O curso é uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Maragogi em parceria com o ICMBio Costa dos Corais e apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, da Fundação Toyota do Brasil, Projeto GEF-Mar e do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9793-profissionais-de-turismo-de-maragogi-sao-capacitados
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa dos Corais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.